Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

Galeria do Rock: música, atitude e saudosismo exagerado

A Galeria do Rock é meio que um lugar místico para quem gosta de vários estilos de rock and roll,  ou para quem acha que o tempo parou na década de 70, 80 ou 90 e ainda se comporta, se veste e pensa como seus ídolos roqueiros dessa época. Ela fica no centro de São Paulo, perto do Teatro Municipal, da Praça da República, da rua Santa Efigênia e outros lugares famosos, para quem conhece a capital paulista, por atraírem todo tipo de gente, como mendigos, nerds, maloqueiros, vendedores ambulantes e mais outros representantes da fauna exótica paulistana.


Sendo assim, ir a este centro comercial é sempre um programa, na minha opinião, muito divertido! São 450 lojas de diversos tipos e estilos, vendendo discos, CDs, DVDs e outras mídias, roupas, acessórios, decoração, estúdios de tatuagem e piercing, cabeleireiros, sendo a maioria com a estética própria para agradar pessoas que seguem movimentos sociais alternativos, como os head bangers, emos, góticos, grunges, punks e muitos outros que eu nem sei o nome mas que com certeza pregam uma aparência nada convencional e escutam um tipo de música que minha mãe não gostaria.



O prédio foi inaugurado em 1963 e foi batizado de Shopping Center Grandes Galerias, abrigando inicialmente salões de beleza, lojas de serigrafia e assistências técnicas de aparelhos eletro-eletrônicos. No finalzinho da década de 70, lojas de disco começaram a se instalar por lá. Com o passar do tempo e pelo grande número de estabelecimentos voltados para o público que gostava de rock, o Shopping Center Grandes Galerias recebeu então o apelido que o acompanha até hoje: Galeria do Rock.

Na década de 90, Antônio de Souza Neto, o Toninho da Galeria, começou um movimento de revitalização do local, remodelando-o, aumentando a segurança e utilizando de seu prestígio para conferir um status de centro cultural de vanguarda à Galeria. O movimento deu certo e hoje o local vive cheio de gente comprando, interagindo, vendo e sendo visto pelos seus corredores.

Nas minhas lembranças da galeria, ainda quando morava em Sampa, me recordo de algumas vezes que fui lá com um grande amigo meu de Belém, o Victor, que ia passar férias comigo ou simplesmente se hospedava lá em casa para ver o show de alguma banda internacional. O cara é uma figura rara! Entrava em praticamente todas as lojas de CD em busca de discos raros de bandas famosas ou de bandas que só ele conhecia. Adorava os guitar heroes e estes eram seus preferidos, chegava a pagar muito mais de R$ 100,00 por um único CD do Steve Vai, do Eric Moore ou do Steve Luckater. Comprava de uma vez só 30, 50, 70 CDs, a maioria importado. Já vi ele gastando
numa tarde de sábado de 2004 cerca de R$ 5 mil. Ir com ele era muito divertido pois ele queria conversar com os donos das lojas, mostrar seu conhecimento sobre as bandas e ficava puto quando um dono de loja ou atendente lhe passava alguma informação errada sobre a história de um disco de uma banda que ele conhecia profundamente. O pior é que eu tinha que ajudá-lo a carregar tudo que ele comprava e ainda ficava sem almoçar algumas vezes para ele não perder tempo de compras! Rsrsrsr. Só eu mesmo!






Mas o que você pode encontrar por lá em termos de música? Se você é um desses cara que só gosta dos clássicos do rock, como Beatles, Queen, Black Sabbath, Led e outros, esse é o seu lugar! Se você gosta de guitar heroes das antigas como Yngwie Malmsteen, Tony Macapine e centenas de outros, vá correndo para lá! Se você gosta de clássicos do Heavy Metal, do Trash Metal, do Speed Metal, melhor ainda, já sabe que seu point é lá! Se gosta do Nirvana, do Raul, de Rock Nacional, de Rock Europeu, de Jazz, de MPB de Hip Hop, de música eletrônica, de calypso esse também é o seu lugar! Democraia é uma palavra que define bem o lugar!!!



Também se encontra muitas lojas de roupas, acessórios e bugigangas. Adorei ver os bonecos de roqueiros famosos e do Eddie, monstro mascote do Iron Maiden. Quis comprar um, mas achei que não ia combinar com a decoração de casa, além de estar muito caro!




Visitar a galeria é sempre muito bom! O passeio muitas vezes é em família pois todo pai roqueiro que se presa precisa criar o amor pelo rock em seu filho desde cedo e ir na galeria é uma das formas de se fazer isso. Também tem alguns pais que vão com seus filhos roqueirinhos para ver em que tipo de ambiente eles estão indo. Independente do objetivo, é sempre bom ver pais, filhos e até avós frequentando aquele local aparentemente inóspito para este tipo de público. Eu vou porque gosto de rock, gosto de ver gente que transgride (ou pelo menos acha que transgride), gosto do ambiente nostálgico de lá e gosto de passear pelo centro de São Paulo que é muito bonito! Se você está em Sampa, dá uma passadinha por lá!

Em homenagem a esse templo do universo roqueiro, um clássico do Iron Maiden:



www.galeriadorock.com.br
Rua 24 de maio, 62
República - São Paulo - SP

Horário de Funcionamento: segunda a sábado de 08:00h as 18:30h.

Um comentário:

  1. Adorei!!!! Quero muito ir lá, mas será que vou ser discriminada pelo meu estilo "meio patty"? Se for, vou adorar me "fantasiar" e colocar uma blusa de caveira (que inclusive está super na moda:) pra tentar entrar nesse clima que é realmente um barato.

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...