Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Conhecendo as Castas: Pinotage

A variedade Pinotage foi criada pelo homem em 1925, tendo nascido do cruzamento da Pinot Noir e da Cinsault que na África do Sul se chama Hermitage. Abraham Perold, primeiro professor de viticultura da Universidade de Stellenbosch, foi seu criador. Ele tentava combinar as melhores qualidades da robusta Hermitage com a nobre Pinot Noir, mas que é tão difícil de ser cultivada. Perold plantou quatro sementes do resultado de sua experiência no seu próprio jardim, e acabou por esquecê-las. Algum tempo depois, com o jardim já descuidado e cheio de ervas daninhas, uma equipe de jardineiros foi deslocada para cuidar dele, quando descobriram aquela nova variedade de videira, que foi retirada de lá e enviada para análise na universidade. Hoje ela é a uva símbolo da Áfriaca do Sul, apesar de representar apenas 6% das videiras do país e é considerada em todo mundo como uma varietal nobre.


Seu primeiro vinho foi feito em 1941 em Elsenburg, com as primeiras plantações comerciais feitas em Myrtle Grove, próxima à montanha de Sir Lowry. O reconhecimento mundial da uva aconteceu em 1959, quando um vinho Bellevue, feito a partir da Pinotage, ganhou uma competição nacional em 1959. Esse vinho foi o primeiro a mencionar a uva Pinotage no seu rótulo, e esse reconhecimento deu origem à uma grande onda de plantações da Pinotage por toda a região da Cidade do Cabo.

O vinho carrega um sabor muito característico, que é normalmente relacionado ao sabor da banana. Pode tanto ser bebido jovem, para manter seu sabor frutado, quanto ser envelhecido, suavizando-o bastante. Ele combina bem com carnes grelhadas ou defumadas, pratos com ingredientes da terra, como cogumelos silvestres, além de queijos aromáticos, como o Manchego.

Fontes:

www.infoescola.com/bebidas/vinho-pinotage/
pt.wikipedia.org/wiki/Pinotage
bbel.uol.com.br/culinaria/post/pinotage-a-especialidade-sul-africana.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...