Calma, o nome é grande mas a receita é bem fácil de fazer. O melhor é que o prato é muito gostoso e vai deixar seus convidados impressionados.
Ingredientes para 2 pessoas:
- 120g de queijo brie;
- 70g de presunto parma fatiado (5 fatias);
- 1 xícara de chá de arroz arbóreo;
- 10 damascos secos;
- 100ml de vinho branco seco;
- 150ml de vinho do porto tinto;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- folhas de 1 ramo de alecrim fresco;
- 1/2 cebola picada;
- noz moscada a gosto;
- 1 tablete de caldo de galinha;
- 40g de queijo parmesão ralado;
- 2 tabletes de manteiga sem sal;
- 2 tomates cerejas para enfeitar.
* Não coloco sal pois o caldo de galinha, o parma e o parmesão já garantem o sabor salgado necessário ao prato.
Modo de Preparo:
Doure a cebola picada em uma panela tipo caçarola, acrescente o arroz arbóreo e deixe fritando por 2 minutos tudo junto. Adicione o vinho branco e continue mexendo por mais 1 minuto para o álcool evaporar. Despeje água e o tablete de caldo de galinha. A água precisa ficar até 1 dedo acima do nível do arroz.
Corte o queijo brie em fatias, reserve 6 para enfeitar os pratos e adicione as demais ao risoto.
Corte o presunto parma em tiras pequenas e também adicione ao risoto.
Nunca deixe de mexer o risoto, não descuide do nível da água. Acrescente o alecrim, o parmesão e a noz moscada. Enquanto o risoto já estiver quase "ao dente", comece a fazer o molho de damascos ao vinho do porto.
Fatie os damascos e doure-os com manteiga em uma outra panela. Adicione o vinho do porto e a colher de açúcar, mexendo até o molho começar a engroçar e caramelizar. Desligue o fogo e reserve.
Prove o risoto para ver se ele já está ao ponto. Desligue o fogo e monte o prato com risoto, fatias de queijo brie por cima, um tomate cereja cortado em 4 pedaços no centro do prato e despeje o molho de damascos ao vinho do porto por cima. Sirva à francesa e aguarde os elogios!
Dedico este prato a uma amiga querida!
Já fiz este prato umas 4 vezes, dou apenas uma dica. Usem produtos de primeira qualidade que vocês vão receber muitos elogios.
ResponderExcluir