Seguidores

domingo, 31 de julho de 2011

Risoto de Presunto Parma, Damascos e Paio

Essa receita é ideal para noites frias, pois seu sabor é intenso e seu aroma é de dar água na boca. Acompanhada de um vinho tinto, torna a experiência ainda mais especial.



Ingredientes para 4 pessoas:

- 300g de linguiça paio
- 150g de damascos secos
- 200g de presunto parma
- 2,5 xícaras de chá de arroz arbóreo
- 2 colheres de sopa de alho picado
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- folhas de 1 ramo de alecrim
- 1 taça de vinho tinto seco
- 1 colher de chá de noz moscada
- 2 tabletes de caldo de carne
- 50g de queijo ralado
- Sal e Pimenta Preta a gosto

Modo de preparo:

Corte a linguiça paio em cubos bem pequenos, o damasco também em cubos pequenos, o presunto parma em tiras de aproximadamente 2cm de comprimento e separe. Em seguida coloque a linguiça paio em uma frigideira pré-aquecida (não precisa colocar nenhum tipo de manteiga ou óleo) e frite até perceber que os cubos estão crocantes e com uma cor vermelha bem escura. Na sequência retire da frigideira, coloque em uma forma de metal com papel toalha para tirar o excesso de gordura e separe.

Em uma panela tipo caçarola esquente o as duas colheres de manteiga para derreter, em seguida acrescente o alho picado e deixe-o fritando até dourar. Após isso, acrescente o arroz arbóreo e deixe-o lá por uns 2 min, mexendo sempre a panela. Acrescente então a taça de vinho tinto e continue mexendo por mais 2 min. Sem parar de mexer, acrescente a noz moscada e as folhas de alecrim, os tabletes de caldo de carne, a pimenta preta e um copo de água morna.

Enquanto isso, retire o papel toalha da forma com a linguiça paio frita coloque-a num forno pré-aquecido a 180° por 5min somente para deixá-la ainda mais crocante e sequinha. Depois disso, separe novamente.



Voltando ao risoto, adicione os damascos e o presunto parma à mistura e continue mexendo, acrescentando água morna para manter tudo úmido e medindo o ponto da consistência do arroz para saber quando ficará pronto. Neste risoto o arroz tem que ficar bem macio pois a linguiça paio vai lhe conferir uma textura bem crocante.



Quando o arroz já estiver bem macio (após uns 20min aproximadamente), acrescente o queijo ralado e corrija o sal a seu gosto. Mexa por mais uns 2 min e o risoto estará pronto.

Preferencialmente sirva à francesa, polvilhando a linguiça paio por cima do risoto em cada prato.

Para acompanhar, o ideal é um vinho encorpado, que tenha passado por barricas de carvalho, de uvas como Cabernet Suavignon, Carmenere ou Tannat. Faça um brinde e aproveite!

2 comentários:

  1. Amante incondicional de risotos, adorei essa receita, diferente e sofisticada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo post Lindalva! Depois me conta como foi quando você reproduzir a receita.

    Beijos,


    Ricardo

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...