Seguidores

terça-feira, 12 de julho de 2011

Camarões, Lulas e Alcachofras flambados na cachaça com Risoto de Nozes ao perfume de limão.

Calma! O nome é grande, pomposo e o prato é muito saboroso, mas não é complexo de se fazer. Vamos por partes...


Ingredientes para 4 pessoas

Camarões, Lulas e Alcachofras flambados na cachaça:

- 600g de Camarões Rosa médios;
- 400g de Anéis de Lula;
- 200g de alcachofras em conserva;
- 1 cebola média picada;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 limão médio;
- 1/2 xícara de manjericão fresco picado;
- Sal e Pimenta a gosto;
- 2 colheres de manteiga culinária sem sal.
- 100ml de cachaça.

Risoto de nozes ao perfume de limão:

- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- Suco de 3 limões médios espremidos;
- 150g de nozes descascadas;
- Raspas de 1 limão;
- 2 cálices de vinho branco;
- 100g de Queijo Parmesão;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- Noz moscada a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- 1 tablete de caldo de camarão.

Modo de Preparo:

Os frutos do mar e o risoto têm que começar a ser feitos juntos para ficarem prontos mais ou menos ao mesmo tempo.

Comece colocando as nozes em uma travessa de metal num forno pré-aquecido para que elas fiquem crocantes. Tome cuidado para elas não queimarem! No máximo deixe no forno por 3 minutos.

Deixe aquecer uma panela tipo caçarola e derreta a manteiga, acrescente a cebola e o alho picados. Quando eles estiverem dourados, despeje o arroz arbóreo na panela e deixe fritar por uns 2 minutos. Na sequência, adicione o vinho branco, deixando o álcool evaporar (leva uns 2 minutos). Depois adicione o sal, a pimenta, a noz moscada (cuidado! não coloque muito), mexa tudo e complete com água, deixando o nível 2 dedos acima da mistura. Mexa de 1 em 1 minuto a panela.

Tempere os camarões e lulas com pimenta, sal e esprema os limões por cima deles antes de levar à frigideira. Deixe descansando por uns 10 minutos e comece a derreter a manteiga na frigideira, adicionando na sequência a cebola e o alho picados para refogar. Quando eles estiverem dourados, acrescente os camarões,  as lulas, as alcachofras e fique mexendo por uns 3 minutos (não se esqueça que a panela do risoto precisa também de sua atenção. Você tem que cuidar das duas!).

Voltando ao risoto! Acrescente o tablete de caldo de camarão e continue mexendo, acrescentando água pré-aquecida para não deixar secar a mistura e nem grudar no fundo da panela. Quando o risoto estiver quase "al dente", adicione o suco de limão e as nozes, lembrando de quebrá-las em suas mãos antes de despejá-las na panela. Neste ponto da receita, mexa com mais frequência e cuidado com o nível da água para não grudar o risoto no fundo.

Enquanto isso, chegou a hora de flambar os camarões, as lulas e as alcachofras! Despeje a cachaça na frigideira e imediatamente após isso, encline a borda no sentido da chama para que caia um pouco da mistura no fogo e ao mesmo tempo o fogo venha para dentro da panela! Não se preocupe pois as chamas vão durar somente o tempo em que estiverem consumindo o álcool da cachaça, deixando apenas o sabor do destilado na comida. Após isso, acrescente o manjericão, deixe tudo fritando por mais uns 2 minutos, veja se precisa adicionar mais sal ou pimenta e separe.

Para finalizar o risoto, acrescente o queijo parmesão e as raspas de limão, continue mexendo e verifique o ponto do arroz que deve estar molhadinho, mas não empapado e com uma consistência macia.

Para servir, use sua criatividade e aí é só observar a reação das pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...