Seguidores

domingo, 29 de julho de 2012

Tacacá do Kaká, o Pará tá na moda!

Atenção: Esse texto está escrito em "dialeto paraense".

Égua muleque! Tô orgulhoso de ver minha terra, o Pará, em evidência nacional! Seja pela culinária, pela cultura ou simplesmente pela simpatia de seu povo.


É a Dira Paes mandando bem nas novelas, o Ganso arrebentando nos gramados, Calypso e Gabi Amarantos divulgando um dos ritmos mais gostosos de se dançar que é o brega e suas derivações, Alex Atala e outros chefs renomados usando e abusando do tucupi, do jambu, do açaí, do filhote, do pirarucu, do cupuaçu e outras delícias da culinária paraense em suas criações, etc... Pai D'égua isso!

O paraense também é um bicho bastante viajador... Impressionante como encontro papa-chibé em tudo que é lugar que vou no mundo. Muitos moram no Rio e São Paulo. Foram estudar e trabalhar nesses grandes centros do país em busca de um futuro mais digno ou apenas para sair do atraso imposto pelas escolhas erradas de governantes nas últimas décadas que sucatearam o Estado e o mantém como um dos menos desenvolvidos do Brasil, apesar de ser um dos mais ricos em recursos naturais.

Eu sou um desses papas-chibés que saiu da terra em busca de oportunidades e sei que, de vez em quando, dá uma saudade danada dos amigos e das comidas de lá. Felizmente, meu mano Karleno e sua esposa Waleska, legítimos paraenses que moram em Sampa, criaram um evento que já está virando tradição para uma pequena turma de paraenses privilegiados que moram na capital paulista, o Tacacá do Kaká!


 A fórmula é simples: é só chamar os amigos paraenses que moram em Sampa, alguns não paraenses que gostam da culinária do Pará ou querem conhecer, cada um traz um prato e/ou bebida (de preferência com alguma referência ao Pará), monta-se o cenário no salão do prédio do Karleno todo inspirado na cultura paraense, brega e carimbó rolando para animar a festa, muita cerveja e tá montada a presepada! O negócio é tão bom, que todo ano tenho vindo de Curitiba para prestigiar o evento!

No cardápio, só o creme! Além do tacacá (sopa indígena servida em uma cuia feita de cabaça, que leva tucupi, jambu, camarão seco e goma de tapioca), tinha também frango no tucupi, pirarucu no creme de leite, pirarucu de casaca, camusquim, vatapá de frango, açaí à moda paraense (com farinha d'água ou farinha de tapioca e açúcar), creme de bacuri, creme de araçá, creme de muruci, doce de cupuaçu, etc. Égua! Saí de lá empachado, caboco!

Pirarucu ao Creme de Leite



Frango no Tucupi
Camusquim
Pirarucu de Casaca


Açaí à moda Paraense

Doce de Cupuaçu
Doce de Cupuaçu "turbinado" com farinha d'água!
Comi muito!!! E comi rápido pois tinha vôo marcado de volta para Curitiba. O evento estava marcado para as 15:00h do dia 22/07/12 (domingo) e meu vôo era as 18:20h, então engoli tudo que via pela frente! Pense num caboco brocado!

Além de comer e beber, o evento também serve para colocar o papo em dia com velhos amigos e dar muitas risadas com as brincadeiras boladas pelos organizadores. Lá tem sempre um mural com as palavras e expressões mais usadas pelos paraenses, como:
 
* Caba: maribondo;
* Cuíra: impaciente, irriquieto;
* Égua: a vírgula do paraense;
* Empachado: alguém que comeu muito;
* Mufino: triste;
* Pavulagem: pessoa metido a besta, orgulhosa;
* Pomba lesa: pessoa boba, desligada, distraída;
* Só te digo vai: tou te avisando para não fazer isso;
* Só o creme: o que tem de melhor;
* Tá ralado: tá difícil;
* Tucandeira: calça curta;




Esse é o Tacacá do Kaká! Fiquei muito sentido de não ter ficado mais. Vou contar os dias para o evento do próximo ano!




Parabéns aos anfitriões Karleno (Batata), Waleska (Keska) e Sandro (Batatinha)! Casal que inventou essa pavulagem toda!


Para homenagear o evento, alguns clássicos de artistas paraenses:

- Ted Max: o precursor do ritmo que mais representa o Pará hoje em dia, o brega!


Insolência Pública: banda punk paraense nos anos 80.


Mosaico de Ravena: banda de rock paraense engajado, autora de um dos maiores sucessos papas-chibés, "Belém Pará Brasil".

Pinduca: o maior artista da música regional paraense, o carimbó.

Um comentário:

  1. adorei a homanagem ao estado do pará, tao rico neste cultura gastronomica!

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...