Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Filé de Pescada ao molho de castanha e Risoto Paraense

Receita para matar as saudades da terrinha. Aliás, a culinária paraense está ganhando grande expressão no Brasil, onde ingredientes como tucupi, jambu, cupuaçu, castanha do pará, além do tradicional açaí estão sendo cada vez mais utilizados por chefs renomados como o premiado Alex Atala.

Essa é uma receita fácil de fazer e vai com certeza agradar seus convidados pelo aroma e sabor que são únicos.

foto by Heleni Katto

Ingredientes para 4 pessoas:

- 800g de filé alto de pescada amarela;
- 1/2 abobrinha;
- 100g de castanha do pará;
- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 1/2 litro de tucupi (suco da mandioca);
- 150g de folhas de jambu pré-cozidas;
- 2 taças cheias de vinho branco seco;
- 300g de camarões médios sem casca;
- azeite de oliva a gosto;
- sal a gosto;
- pimenta preta a gosto;
- folhas de alecrim fresco;
- folhas de manjericão fresco;
- noz moscada;
- manteiga sem sal;
- alho picado a gosto.

Modo de preparo do peixe:

Corte o filé de pescada em pedaços de aproximadamente 200g, tempere com sal, alho picado, pimenta preta, folhas de alecrim e manjericão e azeite. Deixe tudo numa forma ou travessa refratária, pincele manteiga sem sal derretida por cima do peixe e leve ao fogo pré-aquecido a 200°. O tempo de assar varia conforme o forno, mas creio que algo entre 25 a 30 minutos o peixe já estará no ponto de servir.



Enquanto isso, coloque as castanhas no liquidificador com 6 colheres de azeite, sal a gosto, um pouco de manjericão e alecrim só para dar um gosto (isso não é um pesto). Tire do liquidificador e coloque em uma frigideira, acrescente um pouco mais de azeite e reserve. Este será o molho do peixe.

Modo de Preparo do Risoto:

Estou usando nessa receita uma panela de barro pois ela confere mais sabor aos alimentos e equilibra o cheiro forte do camarão e tucupi, mas você pode usar outro tipo de panela caçarola sem problemas. Esquente dois tabletes de manteiga sem sal na panela, acrescente uma colher de sopa de alho picado, deixe dourar e em seguida adicione as 2 xícaras de arroz arbóreo, deixando-as fritar por 2 minutos. Logo depois acrescente as duas taças de vinho branco e continue mexendo até o alcool evaporar. Na sequência adicione água quente aos poucos, não pare de mexer e acrescente noz moscada, o tucupi, o jambu, sal e pimenta e não pare de mexer. Por último quando o arroz já estiver quase no ponto de risoto, adicione os camarões já pré-temperados com sal e pimenta,continue mexendo por mais 5 minutos, desligue e reserve.

O tucupi (juntamente com o jambu) dão o toque paraense ao risoto.
Noz moscada deve ser sempre usada com moderação
Monte o prato com o risoto ao lado do peixe e acrescente o molho de castanhas por cima do peixe.

As cobaias do jantar. Acho que eles gostaram!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...