Seguidores

domingo, 1 de julho de 2012

Filhote com crosta de castanha do pará e risoto de queijo brie e palmitos ao perfume de limão

O filhote é um bagre, muito comum na região amazônica, de carne branca, macia e muito saborosa. Ele vai bem frito, assado ou ensopado e geralmente acompanha pratos típicos que levam tucupi, jambu e camarão. No entanto, fazê-lo tem que ter uma boa preocupação com os temperos, principalmente para não deixá-lo com o gosto de "terra", comum nos peixes de rio.



Ingredientes para 4 pessoas:

Peixe:

- 800g de Filé de Filhote sem Pele (pode ser também pintado);
- 1 abobrinha média cortada em rodelas;
- aproximadamente 20 tomates cereja inteiros;
- aproximadamente 20 cenouras baby;
- 250g de castanha do pará;
- folhas de 2 talos de alecrim;
- folhas de 2 talos de manjericão;
- Sal e Pimenta Branca a gosto;
- 1 limão;
- 2 colheres de manteiga sem sal;
- Azeite de Oliva a gosto.

Risoto:

- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 150g de queijo brie;
- 150g de palmito em pedaços;
- noz moscada a gosto;
- folhas de 1 ramo de alecrim;
- 2 colheres de manteiga sem sal;
- 2 tabletes de caldo de galhinha;
- 1 limão;
- 1/2 cebola média picada em cubos pequenos;
- 2 dentes de alho;
- 1 taça cheia de vinho branco seco.


Modo de preparo:

Peixe:

Corte o peixe em filés de aproximadamente 200g, tempere-os expremendo o suco de limão e em seguida com sal, pimenta branca, alecrim e manjericão. Deixe tudo apurando o gosto por pelo menos 30 minutos. Na sequência coloque em uma travessa refratária uma espécie de "cama" com as rodelas de abobrinha, os tomates cereja e as cenouras baby, temperando-os com sal, pimenta branca, alecrim e azeite de oliva. Depois coloque delicadamente os filés de filhote por cima desta "cama", pincele a manteiga já derretida por cima deles e leve ao forno pré-aquecido a 200°C. Enquanto isso, coloque as castanhas do pará no liquidificador ou mixer juntamente com algumas folhas de alecrim, manjericão e um pouco da manteiga derretida e bata tudo junto até formar uma massa homogênea e reserve. Depois de aproximadamente 20 minutos de assado, retire o filhote do forno e com uma colher adicione delicadamente a castanha do pará por cima dos filés, cobrindo toda a sua superfície. Retorne ao forno por mais 5 minutos, apague o fogo e reserve.


Risoto:

Derreta 2 colheres de manteiga em uma panela tipo caçarola, em seguida despeje a cebola e o alho picados, mexendo tudo até dourar. Em seguida adicione as 2 xícaras de arroz arbóreo, não parando de mexer e deixando fritar por mais uns 2 minutos. Daí acrescente a taça de vinho branco seco, continue mexendo e vá completando a mistura com o caldo de galinha já dissolvido em água quente e que deve ser colocado sempre para não deixar o risoto secar e nem grudar na panela. Corte os pedaços de queijo brie e o palmito em pedaços e coloque na panela, não parando de mexer. Acrescente as folhas de alecrim, a noz moscada e continue mexendo. Por último despeje o suco de limão já coado. Nunca pare de mexer e quando estiver no ponto de risoto, desligue o fogo e reserve.

Monte o prato da forma que você achar mais legal e encante seus convidados.

Um comentário:

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...