Seguidores

sábado, 21 de julho de 2012

Conhecendo as Castas: Pinot Noir

Esta é a mais delicada de todas as uvas, de origem francesa, tem na Borgonha sua grande casa pois lá são produzidos vinhos de altíssima qualidade como o Romanée-Conti, o Volnay, o Clos de Vougeot e outros. São vinhos complexos, com aromas intensos e que evoluem muito bem com o passar dos anos. Outra grande produtora de Pinot Noir é a região de Champagne, onde a uva é usada no corte que irá resultar no vinho espumante mais famoso do mundo, o Champagne. Itália, Chile, Nova Zelândia e Áfria do Sul também cultivam a uva com sucesso, apesar dela requerer muitos cuidades devido sua sensibilidade e especificidade.




A Pinot é usada na maioria das vezes para produção de tintos, ela dificilmente é misturada com outras
uvas, tendo sua fama calcada em varietais. Os vinhos tintos a base da Pinot Noir são sensuais, pálidos, e perfumadamente doces. Vem daí sua fama de serem vinhos femininos.


A uva Pinot Noir é o contraponto da especialíssima Cabernet Sauvignon que, francesa como ela, conquistou o mundo inteiro e é hoje sinônimo de vinho tinto. Enquanto a Cabernet produz vinhos encorpados, profundos e com muita intensidade, a Pinot Noir sempre traz exemplares com mais aromas e uma elegância que não consegue ser alcançada por nenhuma outra uva. Uma das mais significativas diferenças entre as duas está no desenvolvimento na vinha. Enquanto a Pinot Noir necessita de clima frio e tem maturação mais rápida, a CS consegue se desenvolver bem em climas quentes e é uma das mais tardias a amadurecer. A difícil adequação da Pinot Noir às condições climáticas é uma das razões de não termos muitas regiões do mundo com vinhos destacados. Clima quente produz vinhos que beiram a marmelada, perdendo todo o seu caráter.

Em adição a essas características, a Pinot Noir tem, normalmente, menos taninos e pigmentos que uvas como a própria Cabernet ou até mesmo Syrah, produzindo quase sempre vinhos mais claros. Não há como negar que, tanto no processo de desenvolvimento da vinha quanto no processo de vinificação, essa uva requer muito mais trabalho e dedicação se comparada com qualquer outra que produz vinhos tintos.

Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...