Seguidores

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto Tamar em Florianópolis

Passeando um dia desses por Floripa, saindo da Lagoa da Conceição e indo em direção à praia dos Ingleses, prestei atenção em uma placa que sinalizava o Projeto Tamar na praia da Barra da Lagoa. Sempre tive curiosidade em conhecer uma das unidades do Tamar e finalmente tive a oportunidade. É claro que não poderia deixar de experimentar!


"O famoso Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Ele é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, pois porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental. No projeto se faz pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros.

A curiosidade é que o nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos."

fonte: site do Projeto Tamar

O lugar é bem sinalizado e é relativamente fácil de encontrar vagas para estacionar. No dia em que eu estava lá, eles iriam fazer a soltura de algumas tartarugas capturadas em redes de pescadores e por isso vários turistas estavam esperando o momento. Infelizmente não pude esperar para conferir, mas visitei o museu onde se pode conhecer um pouco da história do projeto e interagir com algumas tartarugas que ficam em tanques.

Tartaruga de Pente que fica nos tanques da área de visitantes do projeto.

Essa é uma reprodução da tartaruga de couro. A maior espécie encontrada em águas brasileiras
Para entrar, paguei R$ 7,00 e achei que valeu a pena. O museu é simples e fica numa área aberta bem próxima à praia. Em cada parada ou tanque, existem plaquetas explicativas sobre o que se está conhecendo.

Esqueleto de um Golfinho

Esqueleto de uma Tartaruga



A visita termina em uma lojinha de souvenirs, onde o turista encontra camisetas, canecas, bichos de pelúcia, imãs de geladeira, etc. A praia da Barra da Lagoa fica do lado e você pode aproveitar para curti-la depois do passeio.



Gostei bastante de conhecer o Projeto Tamar em Floripa e acho que para quem tem filhos, o passeio fica ainda mais legal e instrutivo. Vale muito experimentar!


www.projetotamar.org.br
Centro de Visitantes Base Tamar-Sul - Florianópolis
Rua Professor Ademir Franscisco, s/n.
Barra da Lagoa, CEP 88.061-160
Tel: (48)3236-2015
Horário de funcionamento:
Diariamente, inclusive nos feriados, das 9h:30 às 17h:30h. Na alta temporada (de 21/12 a 21/02), 10h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...