Seguidores

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Barraca Chico do Caranguejo

Durante vários anos minha família teve um apartamento muito legal em Fortaleza. Morávamos na época em Belém e íamos passar nossas férias na capital cearense. No início de 2 a 3 vezes por ano, depois, como em quase toda casa de praia, as idas ficaram cada vez mais raras e em 1994 vendemos o imóvel. No entanto, ficaram as lembranças inesquecíveis de momentos em família e das belas praias onde passávamos o dia comendo caranguejo no toc-toc e nos refrescando do calor no mar. A praia que mais íamos era do Futuro, que ficava a 2km de casa. Na época existiam várias barracas muito rústicas e simples, com atendimento informal, pé na areia e comida boa! Nem pensar em aceitar, por exemplo, cartões de crédito.

Já não é de hoje que esse cenário mudou e felizmente tenho acompanhado o ritmo das mudanças que acontecem por lá pois preciso ir com alguma frequência a trabalho para Fortaleza. As barracas atuais da praia do Futuro estão muito distantes de serem simples e rústicas. Elas viraram verdadeiros complexos de entretenimento. São várias opções de lazer como piscinas, parquinhos infantis, saunas, shows de música e de humor, massagens e comida boa. Dessa vez tirei uma semana para descansar e rever velhos amigos na cidade e aproveitei os ótimos dias de Sol para conhecer e/ou rever alguns desses lugares legais.



A barraca Chico do Caranguejo é um desses bons exemplos de complexo de lazer da praia do Futuro. É um dos points mais badalados de lá. Fui apenas querendo comer um caranga, mas não pude deixar de perceber que a preocupação em entreter e ser hospitaleiro com o turista é grande. O lugar é bem grande e tem basicamente o ambiente coberto e o ambiente "pé n'areia". Como todo bom turista, queria ficar no segundo, mas logo fui dissuadido por um garçom que avisou que iria chover e todo mundo que estava ali iria correndo pro ambiente coberto. Acreditei nele e não me arrependi! Peguei uma mesa perto do palco e pedi uma porção de caranguejo que vinha com 3 unidades e custava R$ 12,50. Cano de PVC como martelo na mão, comecei o embate com meus 3 carangas que estavam bem pequenos, mas fáceis de sair. O tempero cearense para o caranguejo leva leite de coco e fica uma delícia.


Para acompanhar os crustáceos, pedi 1 caipirinha de cajá (taperebá para os nortistas), aliás, perdi as contas de quantas caipiras dessa fruta eu tomei! Não precisa nem dizer que no final do dia eu estava bem "simpático"!


Mãos sujas de comer caranguejo, corpo amolecido pelas caipiras e começou a tocar uma banda com o sugestivo nome de "Banda Larga", tocando os hits sertanejos universitários (hughhh! Porque esses merdas não se formam logo e vão fazer um estágio fora do Brasil!), mas também algumas pérolas da MPB, inclusive algumas baladas do artista local de maior expressão nacional, o Fagner! Fui cantando junto com eles, secando os copos, dando marteladas nas patinhas dos caranguejos e assim foi a tarde toda!


Quando percebi, as palavras estavam saindo com uma dicção meio estranha da minha boca e aí decidi que precisava de uma água com gás e de um caldinho de peixe para poder voltar em condições mínimas de dignidade para o hotel.


Vale ressaltar que o serviço me surpreendeu. Fui atendido com bastante eficiência pelos garçons e todos os pratos vieram muito rápido. Parabéns ao local e continuem assim!

No mais voltei pro hotel e dormi bem gostoso. O caranguejo e o caldo de peixe (as caipirinhas também) ficaram "conversando" comigo de noite, mas nada insuportável. Acordei e já estava pronto pra outra!






www.chicodocaranguejo.com.br

(85) 3262.0108 | 3234.1638 - Praia do Futuro - Fortaleza-CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...