Seguidores

domingo, 6 de novembro de 2011

Vinho Barista Pinotage 2010: A África do Sul surpreendendo e ensinando como fazer um vinho moderno.

Algumas semanas atrás fui a um happy hour com o pessoal do trabalho em São Paulo no Empório Moema (lugar preferido do Japa), pedi despretenciosamente um vinho da África do Sul que eu já tinha ouvido falar em alguma publicação especializada sobre vinhos e fui arrebatado já no primeiro gole. Este é o Barista, feito da uva Pinotage, é um vinho jovem com garrafa de rosca, mas de uma personalidade inconfundível.

Primeiramente, para quem não sabe, a uva Pinotage é o resultado do cruzamento da Pinot Noir e a Cinsaut (conhecida como Hermitage na África do Sul). Esta variedade foi desenvolvida pelo professor de enologia da Universidade de Stellenbosch, Abraham Perold, em 1925 e desde então se tornou uva emblemática da África do Sul, assim como a Malbec é da Argentina e a Tannat é do Uruguai. A característica da Pinotage é ter notas de ameixa, mas neste vinho ela ganha a companhia do café, do chocolate e da baunilha. Isso tudo porque o vinho é feito de uvas bem maduras e passa por barricas de carvalho francês tostado.

A associação com o café é automática quando se coloca na boca e persiste até ser engolido. Apesar de tanta complexidade, ele é fácil de tomar e agrada bastante a maioria dos enófilos. Desde que o descobri já tomei 4 garrafas com pessoas diferentes, de vários níveis de conhecimento sobre vinho e todas ficaram impressionadas com a personalidade e o sabor o Barista. Experimente você também! Não vai se arrepender.

No Empório Moema em São Paulo e no Empório Santa Genoveva em Curitiba ele custa por volta de R$ 67,00. A importadora é a Mistral, entre no site deles e veja onde ele pode ser encontrado na sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...