Este vinho é um daqueles se deve tomar com calma, sentindo cada aroma, seu sabor e deixar fluir as sensações que são remetidas a cada gole.
A bodega Stagnari fica próxima de Montevideo, um lugar muito pitoresco, com produção limitada de vinhos, mas que recebe muito bem os turistas que vão visitá-la. O H. Stagnari Viejo 2008 é um vinho super premiado, considerado o melhor tannat do mundo e um dos 6 melhores vinhos tintos do mundo. Isso mesmo! Mas, como a maioria dos vinhos uruguaios, não custa um absurdo. O preço aqui no Brasil é por volta de R$ 63,00.
Héctor Stagnari supervisiona pessoalmente as cepas 100% tannat que irão formar este vinho. Elas são envelhecidas por 12 meses em barricas de carvalho francês e 6 meses dentro da garrafa na região uruguaia de La Caballada, só sendo rotuladas com a marca "Viejo" se Héctor achar que merecem.
Quando se abre a garrafa, o ideal e deixá-la no decanter por uns 20 minutos pois assim o vinho vai "abrir" e revelar todas as suas nuances. Sua cor é vermelha intensa, com bordas violáceas, aroma encorpado e taninos maduros. Um vinho seco e denso. Tomando atentamente, senti aromas de terra úmida, notas de especiarias e frutas vermelhas maduras. Ele é aveludado, redondo, bastante macio e fácil de tomar.
Acompanha bem carnes vermelhas e queijos fortes. Vale muito experimentar!
Conheça mais no site da bodega: www.stagnari.com
Tomei pela primeira vez há 3 anos e não mais parei.Vinho maravilhoso!!! Normalmente encontro o 2007 para comprar em Londrina ( Shiroma ) ou Curitiba ( mercado municipal ). Abraços!!! Rodrigo Godoy
ResponderExcluirrealmente um dos melhores tintos, se não o melhor quando levamos em conta o preço e a qualidade do mesmo.
ResponderExcluir