Seguidores

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Conhecendo as castas: Tannat

A Tannat é uma uva tinta da família da Vitis Vinifera originária do sul da França e que hoje é símbolo do Uruguai. Esta uva dá origem a vinhos de muito caráter, bastante corpo e estrutura, muito tanino (daí vem o nome Tannat), com grande intensidade de cor, aromas deliciosos de frutas escuras e chocolate, com ótima concentração. Ela costuma entrar sozinha na produção de tintos encorpados e também são comuns os cortes com outras uvas.



A variedade foi levada para o Uruguai pelo imigrante basco Pascal Harriague e acabou se dando muito bem em todas as regiões do país. Lá, foi o mercado que determinou a localização das principiais vinícolas, que se instalaram perto de Montevidéu, a maior concentração populacional do país. Hoje, essa região Sul concentra perto de 84% da produção do país. Durante muito tempo, o mercado interno absorvia quase toda a produção do país, que não se destacava muito em termos de qualidade. O consumo interno continua significativo (29,2 litros por habitante ano, o 13º do mundo), mas a exportação passou a ser crucial. O mercado brasileiro é o maior cliente natural, já consome 50% do total exportado. Essa proporção pode crescer, pois os vinhos costumam ter preços relativamente atraentes e a qualidade vem evoluindo.

A Tannat caiu como uma luva no Uruguai, pois produz bastante, é aromática e seus vinhos têm muito corpo. A planta dessa uva tem ciclo curto. No Uruguai costuma chover na época da colheita, o que não é nada bom. As uvas que amadurecem mais cedo são, naturalmente as mais adequadas. Pois podem ser colhidas antes do período habitual de precipitações. As tardias, como a Cabernet Sauvignon não são tão prezadas. Tannat e Merlot são relativamente precoces e se completam em muitos cortes. No caso a Merlot entra para “amaciar” a Tannat a gerar vinhos ais atraentes e suaves. A Merlot, de certa forma, “doma” a Tannat.


A Tannat é também rica em antioxidantes naturais, que ajudam a prevenir doenças, entre elas alguns tipos de câncer. Muita gente não gosta da uva pois tem na memória um vinho muito adstringente (que seca demais a boca). No entanto, quando o vinho é bem elaborado, ele torna-se elegante e se mostra uma boa alternativa para as carnes, como as parrillas, o corte uruguaio por excelência.


Conhecer as bodegas (vinícolas) uruguaias próximas a Montevideo é um excelente passeio. Hoje os turistas são muito bem-vindos, degusta-se vinho a vontade e ainda servem uns petiscos, além das paisagens serem muito bonitas. As que eu conheço e recomendo o passeio são:

Antigua Bodega Stagnari
Telefone: +598 2362 1539
Endereço: Ruta 5 Km. 20 Santos Lugares / La Paz
Departamento: Canelones
Email: info@antiguabodegastagnari.com.uy
Web: www.antiguabodegastagnari.com.uy


Nome: Bouza Bodega Boutique
Telefone: +598 2323 7491
Endereço: Cno. de la Redención 7658 Bis
Departamento: Montevideo
Email: bouza@bodegabouza.com
Web: www.bodegabouza.com


Nome: Establecimiento Juanicó / Familia Deicas
Telefone: +598 4335 9735 /4335 9725
Endereço: Ruta 5 Km. 37,500 Juanicó
Departamento: Canelones
Email: juanico@juanico.com
Web: www.juanico.com.uy

Maiores informações pelo site: www.bodegasdeluruguay.com.uy


Um comentário:

  1. Em visita a minha terra natal a querida santana do livramento, comprei em Rivera quase que por acaso o licor de vinho tannat, fiquei impressionado com o sabor refinado desta bebida. Não se encontra com facilidade, recomendo o da Bodega Juanico de Canelones que sem dúvida é o melhor. Um brinde ao hermanos uruguaios da fronteira da paz. Parabens.

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...