Seguidores

domingo, 10 de junho de 2012

Restaurante Remanso do Peixe: comida típica paraense

Tava muito afim de conhecer esse restaurante. Ouvia falar maravilhas dele em Curitiba (onde moro) e como fazia já um ano e meio que não vinha em Belém, estava ansioso para provar de suas delícias. Praticamente saí do avião e fui direto do aeroporto para entender os motivos que fizeram do Remanso do Peixe o mais badalado restaurante para se comer comida paraense na capital papa chibé.

Cheguei na rua Barão do Triunfo, no bairro do Marco, era quase 3h da tarde de um sábado e vi vários carros estacionados. Achei estranho pois nas minhas memórias da época que morava na cidade 11 anos atrás a região era bem tranquila. Estacionei o carro e entrei na vila bem residencial onde fica o restaurante que era a antiga casa onde seu Francisco morava com a família, entre eles seu filho e atual chef Thiago Castanho, há mais de 10 anos vendiam peixes e atendiam seus clientes em mesas simples com delícias da culinária local.


O restaurante hoje já passou por várias reformas, principalmente depois que foi alçado à categoria de referência da culinária paraense, mas continua com jeitão de casa de vila e nem placa tem. Já esperava isso, mas achei que as reformas o deixaram com um ar um pouco mais requintado e mais condizente com o preço absurdo que é cobrado pelos pratos.




Embora já envolvido com seu novo restaurante, o Remanso do Bosque, o chef Thiago Castanho diz não ficar muito tempo longe da cozinha do Remanso do Peixe. Thiago comanda a casa desde 2007, depois que voltou de um curso feito no Senac de Campos do Jordão (SP). Os pratos de mais saída são os de peixe para duas pessoas, entre os mais famosos estão o pirarucu defumado ao molho de leite de coco com banana-da-terra, ameixa seca e castanha-do-pará, a caldeirada paraense, peixes ensopados, moqueca paraense, etc. O filhote é o best seller para a maioria dos pratos, afinal é um peixe versátil e vai bem de quase todos os modos de preparo. Pedi uma moqueca paraense (com tucupi e jambu) O sabor é realmente muito bom, mas pagar R$89,00 pelo prato eu achei abusivo. Ele veio até que rápido e seu visual era muito apetitoso, servido numa panela de barro fumegante e com um aroma sensacional.



Para acompanhar pedi um vinho Finca La Linda Chardonnay (R$ 56,00), mas ele estava ainda longe da temperatura ideal e o garçom foi super proativo para fazê-lo esfriar (colocou no freezer e depois num balde com gelo e sal). Depois da 3 taça o vinho ficou mais geladinho e deu para sentir prazer em tomá-lo. No entanto, achei uma falha gravíssima para um restaurante tão caro não deixar os vinhos brancos ao ponto de serem servidos. Aliás, esse é uma das contradições do Remanso do Peixe.



Aliás, para um restaurante em Belém com preços de restaurante de São Paulo, esperava um atendimento impecável, mas não foi isso que aconteceu. Logo que cheguei fui direcionado para o salão do piso superior e depois um dos garçons me colocou em uma mesa legal que tinha visão para a cozinha e era decorado com pratos pintados na parede. Após isso fiquei uns 3 minutos esperando algum garçom olhar para mim e me dar um cardápio, e olha que a casa nessa hora (como as fotos mostram) não estava cheia. Por sorte o maitre percebeu a falha e me atendeu.






A experiência no Remanso foi muito boa em termos de sabor, mas realmente achei que para o preço cobrado pelos pratos ele poderia caprichar um pouco mais no atendimento e também na carta de vinhos que é bem enxuta, mesmo assim recomendo conhecer!


Remanso do Peixe
Travessa Barão do Triunfo, 2590
Marco – Belém/PA
Fone: (91) 3228.2477
Todos os cartões


Um comentário:

  1. Já ouvi falar. Mas agora, na minha próxima ida à Belém, vou experimentar. Boa recomendação!

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...