Seguidores

domingo, 8 de abril de 2012

Mercado Central de Fortaleza

É difícil eu ir em Fortaleza sem dar uma passadinha no Mercado Central. Como sou fã da cultura e culinária nordestinas, sempre vou em busca de algo típico para levar para casa ou dar de presente. Nas várias visitas que já fiz por lá comprei redes, colher de pau, cestos de palha, paçoca de carne de sol, docinhos, cachaças, castanha de caju, manteiga de garrafa, roupas, artesanato e muito mais.


A história do mercado teve início em 1809, quando a câmara municipal deu autorização para que fosse construído em madeira para comércio de carne, frutas e verduras. Em 1931, a prefeitura proibiu a venda desses produtos em suas instalações e eles foram substituídos por utilidades domésticas e artesanato. Em 1975 ele recebeu uma reforma e ampliação, momento importante para se consolidar como um ponto turístico de Fortaleza, vendendo roupas, rendas, cerâmica, redes e artesanato cearence. Na década de 1990 ele foi novamente reformado e ampliado, tendo sua administração repassada para a Associação dos Logistas do Mercado Central (ALMEC). O mercado Mercado Central atual abriga 553 boxes e 18 banheiros, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento compreendendo área total de 9.690,75 m².

Na minha última visita meu objetivo era comprar castanhas de caju e alguns docinhos para o pessoal do escritório. Cheguei lá próximo a hora do almoço e decidi experimentar o almoço de um dos restaurantes que servem comida por quilo no Mercado. O eleito foi o Gulodices. Já era quase 14:00h, o movimento já estava bem fraco e alguns pratos já não estavam com cara convidativa. Mesmo assim, não me amofinei e segui em frente: frango assado, carne moída, arroz, feijão, farofa, salada e empada de camarão. Comidinha honesta e caseira.




As opções para comprar todo o tipo de produtos não faltam, mas percebi que não adianta pesquisar muito pois os produtos entre uma barraca e outra são muito parecidos e os preços são meio que cartelizados. Sendo assim, minha dica é comprar o máximo de coisas em um box só e tentar pedir desconto no valor total da compra. Quase sempre dá certo! Utilizei esta técnica e concentrei as compras na Casa Aracati (casaaracati@gmail.com / (85) 3454-8148 - Loja 37 - Térreo). Comprei 2kg de castanhas de caju, 500g de castanha do pará, 2 garrafas de Cachaça Rapariga (muito boa, recomendo!!!), doces de caju, cocadas e um doce de cupuaçu com castanha de caju. Negociei e consegui ainda 10% de desconto. O problema é que apenas poucas barracas aceitam cartões de crédito e débito. Sendo assim, é bom levar dinheiro para fazer bons negócios.





Outra coisa legal do Mercado Central é que ele fica super bem localizado. Saindo de lá você pode ir andando para a Catedral da Sé, para o Centro Cultural Dragão do Mar, para a famosa rua de lojas de roupas Mons. Tabosa, para os barzinhos da Praia de Iracema, etc. Vale muito explorar as redondezas, mas cuidados com seus pertences para não dar mole para os espertinhos que adoram assaltar turistas cheios de sacolas.

www.mercadocentraldefortaleza.com.br/
Av. Alberto Nepomuceno, 199 - Centro
Fortaleza/CE
Fone: 85 3454-8586

Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta: 08:00hs às 18:00hs
Sábado: 08:00hs às 17:00hs
Domingo: 08:00hs às 12:00hs
Estacionamento: 220 vagas (carros) e 10 (ônibus)

Um comentário:

  1. anotei a dica!

    acompanho todos os dias seu blog de terras cariocas! adorooooo!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...