Seguidores

sábado, 1 de outubro de 2011

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um portal para outra dimensão.

Fazia muito tempo que eu estava ensaiando uma visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mas minhas idas à cidade maravilhosa sempre são muito rápidas, geralmente vou e volto no mesmo dia, e nunca dava tempo para conhecer esse lugar. Se soubesse que era tão bonito e especial, não teria demorado tanto para vivenciar essa experiência legal de parecer que estamos fazendo uma viagem no tempo.


O Jardim Botânico exala história e beleza. Teve seu início por meio de D. João, que na época era príncipe regente, em 13 de junho de 1808. O objetivo era aclimatar as especiarias vindas das Índias. Com a ameaça de invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Encantado com a exuberância da natureza do lugar, D. João oficialmente criou o Jardim em 11 de outubro do mesmo ano, rebatizando-o de Real Horto.

Não precisa nem dizer que o Jardim Botânico já foi palco para diversos filmes, novelas, minisséries e documentários brasileiros e internacionais, divulgando suas belezas para o mundo e atiçando minha curiosidade em conhecê-lo.

Ao entrar, o que realmente impressiona são os túneis de Palmeiras Imperiais. A beleza é tão única que parecem um portal para outra dimensão. Essa sensação é reforçada pelo contraste de sons entre a movimentada rua com tráfego intenso de carros que fica na frente do Jardim Botânico e a imediata sensação de silêncio depois que atravessei o portão de entrada. Senti uma incrível paz e o market share, o volume do final do mês, a concorrência e outros problemas de trabalho foram barrados e ficaram do lado de fora. Realmente incrível!






Além das Palmeiras Imperiais, o interessante é conhecer cada canto, cada árvore diferente como uma enorme Samaumeira que se posta imponente e serena no meio do parque.


De lá pertinho tem um chafariz que tem uma ótima vista para o Corcovado.



Um dos pontos altos do passeio é conhecer o orquidário, um daqueles lugares que te faz pensar ainda mais que você está em outra dimensão. São centenas de orquídeas e bromélias que colorem o ambiente e o deixam ainda mais sereno.












Tudo é lindo e pra cada lugar que você olha parece um cartão postal. Nenhuma foto fica ruim! Mesmo as que eu tirei do Blackberry. Inacreditável! Bom mesmo seria se eu tivesse bem acompanhado num lugar tão belo como esse.









Depois de tanto andar, precisava descansar e comer alguma coisa. Foi aí que parei na pequena lanchonete que fica dentro do Jardim Botânico e serve sucos, sanduíches, saladas e quiches. Pedi um quiche de tomate seco e um suco de morango com laranja que estavam ótimos e mataram minha fome.





O dia terminou, o frio começou a incomodar e as pernas não aguentavam mais. Daí tive que infelizmente ir embora, mas com a sensação de ter estado em um lugar mágico. Passei pelo portal dimensional novamente e de repente estava eu na rua barulhenta e movimentada.



Para combinar com o clima bucólico e transcendental do Jardim Botânico, nada como escutar escutar Esotérico do Gilberto Gil enquanto estiver lendo esse post.




Rua Jardim Botânico, 920
Jardim Botânico
Rio de Janeiro - RJ

Ingresso: R$ 6,00

http://www.jbrj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...