Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Almoço de Domingo: Entrada, Prato Principal e Sobremesa. Deu trabalho, mas acho que limpei barra com minha mãe!

Continuando o Post anterior (clique aqui para ler), depois de tomar quase a garrafa toda do vinho e ver o DVD do Sting, me inspirei em fazer um almoço legal pra minha mãe, que tinha acabado de voltar de Buenos Aires e me trouxe 8 garrafas de vinho que encomendei. Além disso, não tinha atendido suas ligações na semana passada por conta do trabalho e ela estava bem brava comigo.

Meu "cachorro engarrafado" me deu a inspiração de fazer alguma coisa ao molho de redução de vinho. Elaborei então um cardápio inspirado nisso e em coisas que me fazem lembrar da infância e de Belém.


Entrada: salada de folhas, tomates cereja, palmitos e queijo minas de búfala frito.


Prato Principal: Filé mignon ao molho de redução de vinho tinto, risoto de cogumelos paris frescos e queijo brie, com vagens fritas.


Sobremesa: Queijadinha com sorvete de flocos.


Ingredientes para 4 pessoas:

Entrada

- Mix de Folhas Strapasson (desculpem os puristas, mas é bem mais rápido e prático);












- Tomates cereja;
- Queijo Minas de Búfala;
- Orégano a gosto;
- Azeite e Vinagre Balsâmico a gosto;

Prato Principal

- 800g de Filé Mignon;












- 1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo. Novamente usei um da marca Caldo Bom que fica pronto muito mais rápido e parece pesar menos no estômago do que seus concorrentes nacionais;














- 1 bandeja de cogumelos paris frescos;














- 300ml de Vinho Tinto. Usei 100ml do Argentino Terrazas Bonarda que estava tomando e mais 200ml de um ou Argentino Postales del Fin del Mundo Malbec Shiraz:















- 1/2 Cebola média picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 80g de Queijo Brie;
- 2 tabletes de caldo de galinha;
- Noz Moscada a gosto;
- 1 e 1/2 colheres de sopa de Amido de Milho;
- 3 colheres de sopa manteiga sem sal;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- Sal a gosto.

Sobremesa

- Queijadinha comprada no Supermercado Festval;
- Sorvete de Flocos da Kibon.

Modo de Preparo:

Entrada

Retire o mix de folhas da embalagem, lave cada uma das folhas, e arrume da forma que mais lhe agradar em cada um dos pratos. Em seguida coloque de 4 a 6 tomates cerejas por cima das folhas. O mais complicado dessa fácil receita é cortar 8 fatias (duas para cada prato) do queijo minas de búfala, esquentar azeite de oliva em uma frigideira anti-aderente e colocar as fatias para fritar, polvilhando orégano por cima delas. Não precisa virar as fatias, só deixe derreter um pouco o queijo e dourar por baixo e retire, arrumando-os por cima das folhas. Daí é só servir com o queijo ainda quente para os convidados.

Prato Principal

Comece cortando em fatias de 2mm aproximadamente cada cogumelo paris e reserve.




Pegue o pedaço de queijo brie e com cuidado retire a casca branca que o envolve cortando-a com uma faca amolada. Na sequência, corte o queijo em pequenos pedaços, pois assim facilita que ele derreta quando posto na panela do risoto.




Em uma panela tipo caçarola derreta duas colheres de sopa de manteiga, as cebolas picadas e o alho picado e deixe refogar até ficarem dourados. Em seguida despeje o arroz arbóreo e deixe-o fritando por 2 minutos. Na sequência, adicione 1 e 1/2 copos de água pré-aquecida e deixe ferver. Depois adicione os tabletes de caldo de carne e os cogumelos paris fatiados, misturando tudo. Fique sempre atento ao nível da água para que o arroz não grude no fundo e para que o risoto fique bem cremoso. Por último, quando o arroz tiver quase ao ponto, adicione o queijo brie e continue misturando. Prove o arroz, vendo se ele já passou do ponto "ao dente", desligue a panela e reserve.




Em uma panela tipo caçarola despeje os 300 ml de vinho e deixe fervendo até ele reduzir a 40% do volume original (isso demora de 20 a 30 minutos para acontecer). Em paralelo derreta 2 colheres de sopa de manteiga e misture 1 colher de sopa de amido de milho até ficar uma mistura homogênea e reserve.


Depois despeje a mistura de manteiga e amido de milho à redução de vinho tinto. Sem parar de mexer e deixando em fogo baixo, deixe a mistura homogênea. O ponto tem que ficar com uma consistência cremosa, parecendo de mostarda ou ketchup, depois adicione o açúcar e continue mexendo por mais 1 minuto. Desligue o fogo e reserve.






Tempere o Filé Mignon com sal e pimenta preta a gosto, em uma frigideira grande despeje 2 colheres de manteiga sem sal e deixe esquentar bem. Coloque os medalhões na frigideira e deixe-os fritar até o ponto que mais lhe agrada. Depois de pronto, reserve.




Para terminar, selecione 12 vagens e coloque-as em uma panela com água fervendo. Deixe-as ferver por 3 minutos, retire a água, seque a panela e coloque 1 colher de manteiga sem sal para derreter. Em seguida adicione novamente as vagens, tempere com sal a gosto e deixe fritando por mais 2 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Monte o prato com criatividade e sirva à francesa.

Sobremesa

A sobremesa não tem erro, mas o segredo é esquentar por 30 segundos a queijadinha no microondas já no prato que será servida. Depois adicione duas bolas de sorvete e sirva seus convidados.


É claro que depois abri uma das garrafas trazidas pela minha mãe da Argentina para comemorar o sucesso do almoço e harmonizei tudo escutando e vendo Resist do Rush no DVD.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...