Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2012

Pappardelle com Camarões e Lulas aos molhos pesto e de requeijão

O post de hoje é sobre uma recente criação minha e que sempre que sou convidado a cozinhar para os amigos é sucesso garantido. O pappardelle é uma massa pouco conhecida no Brasil, mas é muito versátil e vai bem com quase qualquer molho. Nessa mistura, eu combinei camarão, lulas e os maravilhosos molho pesto e de requeijão com ervas finas. Como diria um velho amigo, se só se coloca coisa boa na receita, não tem como ficar ruim!!! Rsrsrs.


Ingredientes para 4 Pessoas:

- 500g de pappardelle
- 500g de camarões rosa médios;
- 250g de anéis de lula;
- 1 copo de requeijão cremoso de 200ml
- 1/2 copo de leite integral;
- 100g de nozes descascadas (pode trocar as nozes por pinoli ou castanha-do-pará);
- folhas de 1 maço de manjericão (algo como 1 mão cheia de folhas);
- azeite de oliva extra virgem;
- noz moscada;
- 1 ramo de alecrim;
- pimenta e sal a gosto.
- 2 colhers de sopa de manteiga sem sal;
- Queijo parmesão para ralar.

Modo de preparo:

Molho Pesto:

Coloque em um liquidificador ou mixer as nozes, as folhas de manjericão, 6 colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta a gosto e bata tudo por 1 minuto sem parar e separe.

Molho de Requeijão com Ervas Finas:

Em uma panela tipo caçarola, deixe derreter 1 colher de manteiga. Mantenha o fogo baixo e despeje todo o conteúdo do copo de requeijão. Sem parar de mexer, acrescente o leite, adicione uma pitada de noz moscada, as folhas de alecrim e um pouco de pimenta. Não precisa acrescentar sal! Quando a mistura estiver homogênea, pode desligar o fogo e reservar.


Massa:

Em uma panela tipo caçarola alta, deixe ferver 1 litro de água. Depois que estiver fervendo, acrescente o pappardelle e adicione sal a gosto. fique medindo o ponto da massa de sua preferência e depois de aproximadamente 10 min você já pode desligar o fogo e colocar no escorredor.


Camarões e Lulas:

Tempere os camarões e lulas com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira ou Wok, deixe derreter 2 colheres de sopa de manteiga e 1 de azeite de oliva. Quando a panela estiver bem quente, coloque as lulas e os camarões para fritar, tomando cuidado para não colocar tudo de uma vez pois o líquido que sai deles pode dificultar a fritura que tem que ser bem rápida para não deixá-los borrachudos (4min no máximo).

Não segui a minha dica e tive que retirar o líquido em excesso na panela para poder fritar os frutos do mar.
Para finalizar, coloque o pappardelle por primeiro no prato e em seguida despeje o molho de requeijão, o molho pesto, os camarões e lulas fritos e por último rale o parmesão por cima para dar o toque final. Sirva à francesa para os seus convidados e para acompanhar tome um bom vinho branco seco!

Não pode esquecer de uma boa música para ouvir enquanto come e minha pedida de hoje é um clássico na voz do super talentoso Michael Bublé:

Um comentário:

  1. Obrigada pela visita e pelos elogios! Dei uma passada rápida por aqui e gostei muito do que vi, depois volto... Sem pressa...
    Abraço
    Ju

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...