Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

Risoto de Carne Seca com Abóbora

Essa receita não é tão rápida nem tão fácil de ser feita, mas o resultado é muito saboroso e com certeza você vai receber muitos elogios de seus convidados.


Ingredientes pra 4 pessoas:

- 800g de charque (carne seca)
- 3 xícaras de chá de arroz arbóreo
- 1/2 maco de couve manteiga
- um pedaco pequeno (aprox 120g) de abobora
- 2 colheres de sopa de manjericão bem cheias (manjericão fresco de preferência)
- queijo parmesão a gosto
- 1 tablete de caldo de carne
- sal a gosto
- manteiga sem sal
- azeite de oliva a gosto
- 1 cebola média picada em cubinhos
- óleo vegetal
- duas colheres de sopa de alho
- noz moscada a gosto
- 2 tacas de vinho branco seco

Modo de Preparo:

Corte o charque em cubos grandes e retire o excesso de gordura da carne. Deixe dessalgar por 12h em um pote com água fria, trocando 3x a água durante todo o processo.

Retire os cubos de carne da água e cologue na panela de pressão, trocando a água novamente, tampe e quando comecar a ferver conte 30min para desligar o fogo. Depois retire e desfie todo o charque com um garfo. Em seguida refogue esta carne com manteiga e com sal a gosto e reserve.

Corte as folhas de couve em tiras de 0,5cm no sentido horizontal da folha, lembrando antes de tirar os talos com a faca. Esquente o óleo vegetal na frigideira e coloque para fritar até as tiras ficarem crocantes e na cor verde musgo (uns 2min no máximo). Coloque sal a gosto e separe.

Cozinhe a abóbora sem casca na panela de pressão por uns 15min, até que ela fique no ponto de poder ser amassada em consistência de purê.

Faça um refogado com a cebola picada, 2 colheres de manteiga e o alho até eles ficarem dourados. Depois acrescente o arroz arbóreo de deixe fritar tudo por uns 3min. Depois acrescente as duas taças de vinho branco e o tablete de caldo de carne e vá misturando o com uma colher pau para o álcool evaporar. Em seguida vá completando com água e mexendo para não deixar grudar no fundo da panela o arroz. Depois de uns 10min de cozimento, acrescente a carne seca desfiada à mistura e continue mexendo por mais alguns minutos, acrescente a noz moscada moída (umas 2 pitadas) e comece a provar a consistência do arroz. Quando ele já estiver mole (passado do ponto "ao dente"), acrescente o queijo ralado e o purê de abóbora. Veja se precisa de mais sal, provando a comida e desligue o fogo.

Sirva à francesa cada prato e enfeite com a couve frita por cima. Pra finalizar passe um fio de azeite de oliva por cima da couve e saboreie esta delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...