Essa é uma idéia muito legal que está se expandindo pela Europa e EUA. No Brasil sei que em São Paulo, no Rio e até em Floripa já está virando uma boa opção entre os gourmands de plantão, mas em Curitiba esse nicho de mercado está sendo explorado por enquanto somente pelo Chef Marcos Fábio Carvalho.
Conheci a casa por meio de um evento de trabalho que promovi. Depois de um dia inteiro de reunião, queríamos relaxar um pouco e dar algumas risadas. Eu já sabia por alto que iríamos em um lugar diferente pois a organizadora oficial, a Malu, já tinha me dito qual era a proposta da noite, mas mesmo assim me surpreendi quando cheguei ao pequeno sobrado, localizado em uma região bem residencial no bairro das Mercês. Quando se vê a casa de frente, a única coisa que denuncia que existe um estabelecimento comercial lá dentro é uma pequena placa de madeira meio gasta escrito La Mia Cucina. Quando estávamos entrando na casa, esbarramos com o Beto Madalosso, renomado Chef e dono de um dos restaurantes mais badalados da cidade atualmente, o Forneria Copacabana, amigo do Chef Marcos Fábio e que usa as instalações da casa para gravações de seu programa de TV.
Ao passar da garagem, que fica na frente do sobrado, logo entramos no ambiente reformado que integra a sala de estar, sala de jantar, cozinha e uma pequena loja de vinhos onde os convidados são recebidos e os cursos de culinária são ministrados. Marcos Fábio já está devidamente uniformizado e nos recebe de forma muito cortês e profissional, abrindo já uma garrafa espumante Santa Carolina Brut. O ambiente tem ar condicionado, piso de porcelanato, a cozinha é gourmet com o fogão de frente para uma bancada com banquinhos onde os mais interessados podem se sentar, observar e perguntar sobre tudo que é preparado.
Detalhe da Mesa de Jantar com Garrafas de Vinho, Rolhas e Abridores. |
Cozinha Gourmet da Casa |
O ambiente é decorado com diversos quadros temáticos sobre culinária e vinhos |
Fogão com panelas Le Creuset |
Equipamentos Profissionais da Cozinha |
Para começar, uma salada de rúcula, presunto parma, mussarela de búfala e figos ao molho de mostarda dijon, mel, limão e azeite de oliva.
O segundo prato também foi uma salada bem saborosa de agrião, espinafre, manga, camarões, gergelim preto, gergelim branco e molho pesto.
O terceiro prato foi um salmão assado em uma cama de legumes e limão siciliano.
O quarto prato foi um Filé Mignon com molho de cogumelos paris ao vinho, acompanhado de um risoto de queijo brie.
Como sobremesa um Cupcake de Chocolate que estava saborosíssimo! Molhado e com açúcar na medida certa.
Para acompanhar tudo isso eu ajudei a secar algumas garrafas do bom vinho português Quinta do Caixão.
A noite foi super agradável, todo mundo do grupo gostou da comida e o Chef Marcos Fábio foi bem simpático e paciente com todas as perguntas que lhe fizeram. Fiquei sabendo que ele também dá diversos cursos nesse espaço e quem quiser saber mais é só virar amigo do La Mia Cucina no facebook ou acessar o site e o blog do estabelecimento.
A noite saiu por cabeça R$ 150,00 com tudo incluído. Meio salgado, mas condizente com a exclusividade de ter um Chef cozinhando e interagindo para você. Vale muito conhecer e experimentar!!!
La Mia Cucina
(41) 9968-4688
marcos@lamiacucina.com.br
contatolamiacucina@gmail.com
www.lamiacucina.com.br
bloglamiacucina.blogspot.com
Grande Chef Fábio Marcos, uma capacidade de preparar pratos incríveis, bem, não posso falar elogiar muito pois ele é meu amigo! Então fico na minha e mais saboreio do que falo! O local é muito aconchegante e charmoso, com um toque que ele mesmo descobriu nas viagens!!
ResponderExcluirParabéns, texto
valeu Alexandre, independente do Marcos Fábio ser seu amigo, ele é um ótimo chef. O mais legal é que ele descobriu um nicho legal para Curitiba! Sucesso pra ele.
ResponderExcluirAbraço,
Ricardo
Saudades dessas reuniões promovidas pela Malu, justiça seja feita, ela faz isso como ninguém...
ResponderExcluirBabei pelo lugar e pelo salmão, dica anotada para a próxima viagem a um desses estados, amo esses lugares com clima intimista.
beijos, Gabi.