Seguidores

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Filé Mignon com Risoto de Queijo Brie, Palmitos e Alecrim

Adoro trabalhar sob pressão, especialmente na cozinha e com recursos limitados, pois aí a criatividade tem que fluir de qualquer jeito e o público alvo (meus amigos que convido para vir em casa) normalmente já vem com altas expectativas em relação à comida e à bebida (podem me chamar de metido, mas é verdade!!! rsrsrsr). A história desse prato é a seguinte: fazia tempo que eu tinha marcado um jantarzinho com alguns amigos, era uma quarta-feira, dia que geralmente é mais tranquilo no trabalho. No entanto, neste dia as coisas se enrolaram na empresa e por isso fui obrigado a sair mais tarde do que tinha planejado, inviabilizando a básica passadinha no supermercado para abastecer a geladeira e a adega para receber bem meus convidados. O jeito foi improvisar com o que tinha em casa e dar uma passada correndo na delicatessem que tem perto de onde moro para comprar uns complementos. Foi aí que surgiu a inspiração de fazer alguma receita com brie, um queijo de origem francesa e que dá um sabor muito especial a qualquer prato. Vamos então à receita que, modéstia a parte, ficou ótima!!!


Ingredientes para 4 pessoas:

- 800g de Filé Mignon;
- Arroz Arbóreo (usei um da marca brasileira (e paranaense) Caldo Bom e me surpreendi com a qualidade. Recomendo!!!);
- 2 tabletes de caldo de galinha;
- 3 palmitos médios cortados em cubos de aproximadamente 1cm de lado;
- 2 tomates médios maduros;
- folhas de 2 ramos de alecrim;
- 150g de queijo brie;
- 1/2 lata de creme de leite;
- noz moscada a gosto (cuidado! coloque pouco);
- 1 colher de sopa de alho picado;
- sal e pimenta a gosto;
- azeite de oliva a gosto;
- 5 colheres de sopa de manteiga sem sal;


Começando pelo risoto que demora um pouco mais a ficar pronto...

Costumo dizer que o risoto é como se fosse um filho único mimado que exige atenção total para ele dos pais. Se não fizer assim, ele "reclama" grudando na panela ou ficando muito "ao dente". Como eu tinha poucos ingredientes, improvisei no preparo.

Comece fazendo um refogado derretendo 2 colheres de manteiga em uma panela tipo caçarola, despejando o alho e deixando-o fritar até dourar. Em seguida coloque duas xícaras de chá de arroz arbóreo e frite-o por uns 2 minutos. Coloque 1 copo de água na panela, os 2 tabletes de caldo de galinha, tempere com pimenta e noz moscada a gosto, coloque as folhas de alecrim e mexa sem descuidar do nível da água, complementando sempre que necessário para não grudar o arroz no fundo da panela. Retire a parte branca do brie (a casca) completamente e corte o queijo em partes pequenas para facilitar o derretimento, depois adicione à mistura na panela e continue mexendo até ele se misturar completamente ao risoto. Mexa mais uns 2 minutos, não descuide da água e em seguida adicione os cubos de palmito. Depois de todos os ingredientes adicionados, verifique se está com o sal na medida certa, corrigindo se necessário e continue mexendo por mais 5 minutos. Comece a provar o ponto do arroz para ver se ele está um pouco mais do que "ao dente" e bastante cremoso. Assim que você considerar que ele está pronto, desligue o fogo e separe.



Modo de preparo do filé:

Corte a carne em medalhões de 2cm de altura, tempere com sal e pimenta a gosto, frite os medalhões em uma frigideira com 2 colheres de sopa de manteiga até que ele esteja próximo do ponto que você deseja. Eu prefiro vermelho por dentro e com uma pequena crosta crocante por fora. É importante que você retire antes do ponto desejado para que dê tempo do molho ficar pronto.

O molho é bem simples: corte os 2 tomates em 4 partes em forma de meia-lua. Em uma panela com 1 colher de sopa de manteiga derretida, coloque cuidadosamente os tomates com as costas viradas para baixo, tempere com sal e pimenta e deixe fritar em fogo baixo até que você perceba que as peles estão desgrudando. Retire cuidadosamente os tomates da panela e com um pegador ou uma faca, retire as peles e devolva os tomates para a panela, só que com as costas viradas para cima desta vez. Deixe fritando por mais 1 minuto e adicione o creme de leite. Misture tudo com cuidado para os tomates não se desfazerem. Desligue o fogo e separe.




Volte os medalhões para a frigideira e deixe-os fritando até chegarem ao ponto desejado.

Em seguida monte o prato com o risoto, o medalhão e despeje o molho por cima da carne, com o cuidado de deixar 2 pedaços de tomate por cima de cada medalhão. Sirva à francesa e aguarde os elogios.

Para acompanhar tomamos um ótimo vinho argentino Escorihuela Gascon - Pequenas Producciones -2007 trazido pelo amigo Sérgio do blog Prazeres e Negócios ( acesse o post ).


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...