Seguidores

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Licor de Tannat Família Deicas, um vinho licoroso uruguaio de sabor marcante e inusitado.

Em meu segundo texto sobre vinhos, vou pedir sua atenção para um vizinho nosso muito conhecido pelos seus cassinos, belas praias e carnes saborosas: o Uruguai. Pra quem não sabe, o simpático país aqui embaixo produz ótimos vinhos da uva de origem francesa Tannat em bodegas (vinícolas) menores das que costumamos ver na Argentina, Chile e Brasil, mas que por isso mesmo têm um cuidado apurado com a seleção das uvas e com o processo de fabricação do vinho. A visita às bodegas de lá depois merecerá um artigo especial no meu blog.

Mas vamos falar então da dica de hoje, o ótimo Licor de Tannat da Família Deicas. Ele é produzido pelo mesmo processo de fabricação do Vinho do Porto, preservando os açúcares naturais da uva e depois sendo envelhecido em barricas de carvalho. Como todo vinho licoroso, ele tem mais álcool que os demais vinhos, algo entre 18° a 20°.  A cor dele é negra e intensa, ao degustá-lo podemos sentir gosto de chocolate e menta (alguns dizem que sentem figos), tudo muito equilibrado, frutado e com o tanino habitual da Tannat.

Este vinho acompanha bem sobremesas, especialmente as de chocolate, queijos e geléias. No entanto, eu também gosto de tomar como aperitivo antes das refeições. Como o que ele tem de bom, tem também de desconhecido pela maioria, fica como dica para surpreender seus convidados.

O problema é achá-lo para vender no Brasil. Se você não puder ir ao Uruguai, você pode comprá-lo na americanas.com (as vezes o produto fica em falta por várias semanas). Se vocês souberem de outros lugares, por favor me informem.

4 comentários:

  1. Pois é Ricardo.. eu fui apresentada a esse maravilhoso licor em SP.. e me apaixonei por ele..gosto vinho tinto suave e encorpado.. e esse licor foi bem ao meu gosto..
    Só não sei o porquê da dificuldade em encontrá-lo aq no Brasil.. o preço varia de 50,00 a 100,00..já visitei o site da americanas mas não estava disponível..caso mais alguém encontre é favor divulgar..

    ResponderExcluir
  2. Segue alguns lugares que eu encontrei:

    Na TodoVino o preço é R$ 96,00.
    http://www.todovino.com.br/ch/prod/679/licor-de-tannat-familia-deicas--500-ml.aspx

    Na Expand o preço é R$ 78,00.
    http://adegaexpand.com.br/adegaexpand/controller.asp?prod_id=22012&acao=detalhes

    Um abraço e obrigado por deixar o comentário.

    Ricardo de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Na trattoria do vinho tem a r$38,60 https://trattoriadovinho.com.br/loja.php/p-71#.UCqeTlaPXXg

    ResponderExcluir
  4. Comprei no Uruguai por 290 pesos! Uma pena aqui no Brasil ser tão caro.
    É ótimo pra adicionar ao fondue de chocolate!

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...