Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Globalshop 2011: maior evento anual de marketing promocional, design de varejo e idéias para o PDV

Desde 1993 a feira Globalshop vem se consolidando como o maior evento no setor. Em 2011, ela aconteceu novamente em Las Vegas - EUA, entre os dias 28 e 30 de março no Sands Expo & Convention Center, um lugar reservado para grandes eventos nesta cidade.




Eu já tinha ido na edição de 2008 que aconteceu em Chicago e por isso achei que estava na hora de ir novamente para saber as últimas novidades de produtos e ferramentas para o varejo e renovar meu networking com fornecedores e brasileiros da área que vão para o evento.


Pra começar, Las Vegas é uma cidade incrível, uma Disneylândia para adultos que não para nunca e tem várias opções para você se divertir. O Globalshop também é muito interessante, grandioso e educativo. São 6 pavilhões que reúnem expositores do mundo inteiro de dispositivos elétricos para loja, visual merchandising, sinalização digital, exposição de produtos, pavimentação de lojas, iluminação de varejo e segurança para o PDV.


Alguns brasileiros estão expondo também, como a fabricante de displays de papelão Display Flash que já está vendendo para América do Norte, Asia e Europa. Além dos expositores, é fácil esbarrar com colegas de agências, varejos e indústrias do Brasil, sendo uma ótima oportunidade para aprofundar o network. Não se esqueça de levar um belo estoque de cartões.


O evento tem ainda palestras bem interessantes sobre tendências, mercado, consumidor, varejo, etc. No entanto, para quem está acostumado com a feira NRF em Nova York, as palestras aqui não tem tradução simultânea para o português. Aliás, a maioria dos expositores são canadenses ou americanos e nem todos os stands têm pessoas que "hablan un bueno portuñol" portanto, se você quer aproveitar bem a feira, entender como é feito aquele display, negociar uma representação no Brasil daquele produto inovador ou importar uma solução que vai baratear seus custos, é bom saber falar inglês ou levar alguém com você que saiba.


As principais tendências que observei neste ano foram basicamente 5:

1 - Invasão Chinesa: tudo bem, isso não é novidade para ninguém, mas o que é importante ressaltar é que hoje em dia não existe absolutamente nenhum material promocional que seja de plástico, tecido, metal ou papelão que não possa ser fabricado na China com custos muito inferiores ao de qualquer país. Mesmo hoje com o aumentos dos salários e direitos trabalhistas dos operários chineses, eles continuam imbatíveis em custo.

Tudo se faz na China
2 - Preocupação Ecológica: se você acha que isso é conversa só para grandes multinacionais ou para o Greenpeace, comece a se preocupar com isso na sua pequena e média empresa. Hoje em dia os consumidores brasileiros, mesmo os de baixa renda já começaram a despertar para a consciência ambiental e empresas que tem frentes abertas neste sentido são mais simpáticas aos olhos dos consumidores. Na feira, vi a proliferação das sacolas de compras ecológicas. Tem de tudo que é jeito, cores e tamanhos, mas sempre ajudam a marca a vender uma imagem de "preocupação com a natureza". Da próxima vez que for ao supermercado, lembre-se de observar que cada vez mais eles estão oferecendo incentivos para quem usa a dita "sacola ecológica".




Sua empresa está preocupada com a ecologia? 

3 - Utilização de Iluminação: Cada vez mais as lojas nos EUA estão deixando todo o impacto visual por conta da iluminação e a grande vedete no momento são as lâmpadas de LED, pois são econômicas, tem alta duração, se adequam a vários formatos e mudam de cor dando uma dinâmica muito interessante para displays e lojas. Como exemplo temos as Apple Stores, Samsung Stores, etc.



4 - Rusticidade está em alta: cada vez mais as lojas, especialmente as de roupas e sapatos, estão dando um clima mais rústico aos seus ambientes. A utilização de madeira no piso e nas paredes, ferro fundido e outros elementos dão uma "esquentada" no ambiente e deixam-no mais aconchegante, ao mesmo tempo super na moda e descolado. No Brasil e no mundo temos vários exemplos como as lojas da Side Walk e Timberland, concessionárias do jipe Troller, além diversos bares e os restaurantes da rede Outback.







5 - Alta tecnologia no PDV: apesar de geralmente serem soluções muito caras para utilização em massa nas lojas, especialmente no Brasil, displays com telas de LCD, LED ou Tablets podem e devem ser usadas em lojas de grande visibilidade ou conceito para ajudar na imagem de tecnologia do fabricante e/ou varejista. Vi bastante também mídias de PDV com tecnologia touch, permitindo uma grande interação entre o shopper e o produto exposto.







O POPAI Brasil sempre organiza as caravanas para este evento. Elas são muito bem organizadas, com forte preocupação para os detalhes e incluem passagens, translados, hospedagem, ingresso para o Globashop e visitas técnicas em lojas de varejo. Vale muito!

Abaixo mais algumas exposições:


























www.globalshop.org



www.popaibrasil.com.br

3 comentários:

  1. Elaine Menezes
    Gostei de tudo que você comentou, contudo alguns itens me chamaram a atenção: sacolas ecológicas existem uma preocupação mundial em relação ao meio ambiente, porem há barreiras que precisam ser derrubadas ex: (as sacolas ecológicas sendo vendidas).
    Observei que a tecnologia não para, é impressionante que a cada minuto surge uma nova tecnologia adorei o vídeo demonstrando a alta tecnologia no PDV.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Material.Parabéns Ricardo.
    Conforme discutimos no livro "Trade mkt - Estratégias e Práticas para o PDV", (http://livrotrademkt.blogspot.com)
    cada vez mais teremos foco na exploração dos sentidos e emoções dentro do PDV. Claro(sem trocadilho) que a iluminação no PDV esta sendo reinventada como forma de induzir o caminho e a decisão de compras.A tecnologia como forma de interação é a grande ferramenta "emocional".SUCESSO!!!
    twitter: sergio simonetti
    www.animainteligencia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Daniel Moura
    É muito bom estar por dentro das grandes tendências, foi muito bom vê a interação da tecnologia, moda e espaço, sem deixar de pensar na natureza. Sei que você vai trazer grandes idéias para a Positivo, vamos ajustar ao nosso mercado, mas lembre que nos Promotores estamos no PDV então nossa voz também deve ser ouvida.

    ResponderExcluir

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...