Seguidores

quarta-feira, 2 de março de 2011

Vinho Obra 2005 Crianza Tempranillo

Esse é um belo vinho espanhol cultivado na famosa Ribera del Duero, uma região produtora importante deste país, situada num planalto ao norte de Madrid, em Castilla-Leon, disputando hoje a hegemonia dos vinhos tintos espanhóis com a região da Rioja (mais conhecida para nós brasileiros). O "Duero" nada mais é do que o nome espanhol do famoso Rio Douro de Portugal.

A uva mais famosa da Espanha é a Tempranillo, que é muito fácil de cultivar e é de grande adaptação a climas e solos diferentes. Neste vinho, que é envelhecido 70% em barricas de carvalho francês e 30% em carvalho americano por 12 meses, os aromas da Tempranillo estão entre Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, tem corpo médio, taninos redondos e aveludados. Ou seja, é muito fácil de tomar e agrada quem entende de vinho e quem está começando neste fascinante prazer.

A palavra "Crianza" significa a denominação espanhola para o tempo em que o vinho é envelhecido e segue a seguinte regra:

Crianza - 24 meses: sendo 6 meses em barrica (mínimo) e o restante na garrafa.
Reserva - 36 meses: sendo 12 meses em barrica (mínimo) e o restante na garrafa.
Gran Reserva - 60 meses: sendo 24 meses em barrica (mínimo) e o restante na garrafa.

O Obra 2005 Crianza é excelente para se degustar sozinho, porém também podemos compatibilizá-lo com inúmeros pratos. Segue algumas dicas:
  • Carnes Grelhadas;
  • Cordeiro com ervas (Carré, Paleta ou Pernil);
  • Presuntos, Embutidos e carnes defumadas;
  • Queijos de massa mole ou semi-dura (Brie).
O preço no Brasil fica por volta dos R$ 70,00.

Aproveite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...