Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bar Garota de Ipanema: Tom, Vinícius, Helô, Bossa Nova, Comida Boa e Chopp Gelado.

Batizado inicialmente como Bar Veloso, mudou de nome para Garota de Ipanema após ter sido cenário para a composição de uma das músicas mais executadas no mundo, regravada centenas de vezes e que foi símbolo de um dos mais importantes movimentos musicais do Brasil: a Bossa Nova.

Vinícius de Moraes e seu amigo e parceiro Tom Jobim eram frequentadores assíduos do local na década de 60. Chegavam por volta das 9h da manhã, já eram conhecidos dos garçons, cumprimentavam os frequentadores e admiravam as belas mulheres que caminhavam pela rua em direção à Praia de Ipanema. A que chamava mais atenção da dupla era Helô Pinheiro (mãe da Ticiana, casada com o Roberto Justus) e de tanto olharem o vai e vem da moça, compuseram a música que se tornaria símbolo de uma geração.



Assim é o bar Garota de Ipanema, localizado na esquina das ruas Vinícius de Moraes com Prudente de Moraes, que além de muita história, também serve boa comida e tem um atendimento bem eficiente. As referências à dupla Tom & Vinícius estão em todas as partes do local, com várias fotos, pinturas e até uma gigantografia da partitura original da música junto à mesa onde Vinícius costumava sentar.

Mesa onde Vinícius de Moraes costumava sentar

O cardápio é variado e tem opções para todos os gostos e bolsos. Pizzas, massas, carnes, frutos do mar, petiscos, etc. O bolinho de bacalhau é bom, a picanha fatiada na chapa é ótima e a carne seca acebolada com farofa é uma das melhores que já comi. As opções de bebidas também são bem variadas: chopp, caipirinha, mas se você quer reviver Vinícius é melhor pedir uma dose de Whisky.

Bolinho de Bacalhau 

Carne Seca Acebolada com Farofa

O atendimento é bem eficiente e atencioso, mesmo quando o bar está cheio. Os garçons são antigos e conhecem os frequentadores habituais pelo nome. Como o bar é bem tradicional e famoso internacionalmente, é comum ser frequentado por turistas estrangeiros e por artistas conhecidos. Também não é raro ver pais com filhos pequenos almoçando ou jantando por lá, provando que o ambiente é bem tranquilo e familiar. No entanto, é bom prevenir que Ipanema é um destino gay mundial e certamente você poderá encontrar casais gays no Garota de Ipanema. Sem homofobia, por favor!!!

Minha conclusão é que o Garota de Ipanema é uma ótima opção para happy hours, almoços de sábado (a feijoada deles é famosa), jantares, encontros informais com amigos, etc. Se você não sabe qual é o point do momento na cidade, ele é a opção que não tem erro!



Bar Garota de Ipanema
Rua Vinícius de Moraes, 49 - Ipanema (esquina com Prudente de Moraes)
Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2523-3787

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...