Seguidores

domingo, 25 de setembro de 2011

Filé Mignon Acebolado com Abobrinha Recheada e Purê de Mandioquinha

Receitinha básica e rápida para fazer num almoço de domingo ou num jantar para amigos durante a semana.


Vamos aos ingredientes para 4 pessoas:

- 800g de filé mignon cortado e medalões de 2cm de altura;
- 2 abobrinhas;
- 2 cebolas médias;
- Manteiga sem sal;
- 1/2 copo de leite;
- 100g de queijo de sabor suave (mussarela, queijo de colônia, prato, etc);
- 40g de salame;
- 80g de presunto;
- 40g de queijo parmesão ralado;
- 500g de mandioquinha (também chamada de Batata Baroa ou Batata Salsa);
- folhas de 2 talos de alecrim;
- 1/2 maço de cebolinha picada;
- 1/3 maço de salsinha picada;
- orégano a gosto;
- sal e pimenta a gosto;
- 30ml de molho shoyu.

Comece com o purê de mandioquinha pois é o que dá mais trabalho. Descasque todas elas, corte-as em pedaços de até 10 cm de comprimento e coloque em uma panela com água fervendo. Não precisa neste momento adicionar qualquer tempero.


Depois de ferver a água, espere de 8 a 10 minutos e desligue o fogo. Retire praticamente toda a água e na própria panela, com um mixer ou um garfo, amasse as mandioquinhas até ficarem uma pasta homogênea. Ligue novamente o fogo baixo, adicione 2 colheres de sopa de manteiga, 1/2 copo de leite, as folhas de alecrim e sal a gosto, mexendo sempre para misturar bem e não deixar grudar no fundo da panela.


Depois adicione a cebolinha e a salsinha e continue mexendo.



Por último, adicione o queijo parmesão ralado, continue mexendo por mais 2 minutos, desligue o fogo, tampe a panela e separe.




O mais simples de fazer é a abobrinha. Primeio, pré-aqueça o forno a 200°C, depois corte as abobrinhas ao meio no sentido longitudinal, em seguida retire as sementes e um pouco da polpa, deixando-as em forma de canoa. Em uma forma de alumínio coloque as abobrinhas e tempere com sal e pimenta a gosto. Na sequência coloque o recheio que é formado pelo presunto, queijo e salame picados. Para finalizar despeje o queijo parmesão, salpique orégano por cima e leve ao forno por 10 minutos.





Para o filé não tem mistério... é só colocar os pedaços já cortados em uma travessa ou prato, temperá-los com sal, pimenta e shoyu a gosto e deixar descansando por uns 10 minutos. Na sequência, esquente bem uma frigideira, despeje manteiga e depois frite os filés ao ponto que mais lhe agrada. Eu prefiro vermelho por dentro e com aquela pequena crosta crocante por fora.




Antes de chegar ao ponto desejado, retire os filés da frigideira e separe. Corte as duas cebolas em rodelas, coloque mais uma colher de sopa de manteiga na frigideira e despeje as cebolas para fritá-las, enquanto fritam, tempere-as com sal e pimenta a gosto, espere dourar-las e, se tiver uma frigideira grande, termine de fritar os filés ao lado das cebolas para que fiquem prontos juntos, se não, retire as cebolas e termine de fritar os medalhões.



Tudo vai ficar pronto mais ou menos ao mesmo tempo. Depois é só montar o prato, servir com um bom vinho (escolho o ótimo português Crasto), servir à francesa e esperar os elogios.



Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...