Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

Salmão ao Molho de Palmito e Frutas Vermelhas, cuscuz marroquino e beringelas assadas

Domingão chuvoso e frio, 14:00h, sem vontade de sair de casa, abri a geladeira e vi o que tinha disponível para aguçar a criatividade. Vi no congelador um salmão, tinha acabado de ver um programa da Nigella na TV e decidi experimentar uma mistura diferente. Inventei então o prato desse post e me surpreendi com o saboroso resultado.


Ingredientes para 4 pessoas:

- 800g de filé de Salmão;
- Uma beringela;
- 150g de cuscuz marroquino (semolina). Obs: usei um preparado americano super fácil de fazer, o Couscous Mix Near East (se quiser use sua receita tradicional);
- 30g de semente de girassol;
- 3 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas (pode ser de morangos ou amoras);
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
- 250g de requeijão cremoso;
- 50 ml de leite;
- 6 colheres de palmito cortados em pedaços;
- noz moscada a gosto;
- folhas de 3 talos de alecrim fresco;
- 3 colheres de sopa de manjericão fresco picado;
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- sal e pimenta preta a gosto;
- orégano a gosto para a beringela;
- 40g de queijo parmesão ralado;
- 4 colheres de sopa de Molho Shoyu

Modo de Preparo do Salmão:

Coloque o salmão numa forma de alumínio. Eu prefiro cobrir a forma com papel alumínio pois assim fica mais fácil limpar depois. Em seguida tempere com sal e pimenta preta a gosto, as colheres de shoyu, as folhas de alecrim e manjericão. Por último, derreta a manteiga no microondas por 15 a 20 segundos e com um pincel culinário, pincele a manteiga por cima do salmão. Coloque-o num forno pré-aquecido a 200° por cerca de 10 minutos. Depois desse tempo, tire o salmão do forno e pincele novamente manteiga por cima dele, leve-o então novamente ao forno por mais 8 a 10 minutos. O ponto ideal é que ele esteja crocante e bem dourado por cima e macio por dentro. Terminado essa etapa, separe.



Modo de preparo da Beringela:
Corte a beringela em rodelas de 2 milímetros de espessura, coloque-as em uma forma de alumínio untada com manteiga ou azeite e tempere com sal, pimenta preta, manjericão, orégano e azeite de oliva. Coloque tudo num forno pré-aquecido a 200° por 5 a 7 minutos. Retire as rodelas do forno, acrescente o queijo ralado por cima de cada rodela e devolva ao forno para gratinar por mais 3 a 5 minutos. Cuidado para não queimar, o ponto ideal é que elas não fiquem escuras por baixo. Desligue o forno, retire as rodelas e separe.



Modo de preparo dos molhos:

Essas etapas são as mais fáceis, começando pelo molho de frutas vermelhas que é só misturar as 3 colheres de sopa de geleia, com umas 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 2 pitadas de sal e pimenta preta a gosto. Misture tudo e antes de colocar por cima do Salmão esquente por 20 segundos no microondas.


Para fazer o molho de palmitos, primeiro coloque em uma panela tipo caçarola, uma colher de chá de manteiga, em seguida despeje as 250g de requeijão e os 50ml de leite. Mexa tudo até ficar um molho uniforme e em depois coloque a noz moscada (só uma pitadinha) e a pimenta preta a gosto. Adicione os palmitos cortados, deixe ferver a mistura por uns 2 minutos e separe.

Modo de preparo do Cuscuz Marroquino:

Como disse anteriormente, estou usando uma mistura pré-pronta de cuscuz marroquino que comprei nos EUA. Para dar um toque especial eu acrescentei sementes de girassol e o resultado ficou muito bom. É muito fácil fazer, só demora 5 minutos! Procure similares no Brasil.



Para montar o prato, corte o Salmão no sentido lateral, coloque-o no num canto do prato e despeje generosamente o molho de palmito em primeiro lugar e por cima o molho de frutas vermelhas. Na lateral oposta ao salmão, posicione 3 rodelas de beringela e no meio do prato o o cuscuz marroquino. Sirva bem quente e aguarde os elogios!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...