Seguidores

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mercado Municipal em São Paulo

Se você vai passar pelo menos um final de semana em Sampa, então visitar o Mercado Municipal é praticamente obrigatório. Neste prédio projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926 e inaugurado em 25 de janeiro de 1933 é um dos points Gourmets mais importantes do país e da América Latina. No prédio existem 72 vitrais assinados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. O prédio todo tem 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio canalizadoTamanduateí, abriga mais de 1.500 funcionários, movimenta cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes.




No Mercadão, como é carinhosamente chamado por quem o frequenta e trabalha, encontramos verduras, legumes, frutas fresquinhas e lindas, carnes, aves, peixes e frutos do mar, massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. A maioria dos produtos tem um preço elevado, mas se garimpar, quiser algo com muita qualidade ou exclusivo, comprar nos seus boxes pode ser um bom negócio.

As frutas impressionam. Os morangos parecem ter saído de um filme da Disney de tão vermelhos e grandes que são. Se quiser pagar mais de R$ 20,00 por uma bandejinha eles são seus!



Minhas compras favoritas no mercado são os temperos, as pimentas e o queijo de origem árabe chamado shanklish que é ótimo para ser servido em entradas e antepastos.




Os shanklishes são vendidos em bolinhas de mais ou menos 6cm de diâmetro e custam no mercadão R$ 8,00.
Comprar conservas também não é um mal negócio do ponto de vista da qualidade dos produtos. O sabor das azeitonas espanholas e chilenas são completamente diferentes das que compramos em vidros nos supermercados.


O Mercadão também tem várias adegas e empórios onde se pode comprar vinhos nacionais e importados, além de bebidas destiladas e cervejas gourmets. Os preços são um pouco acima do que se pode encontrar nos supermercados e casas especializadas, mas dependendo de onde você vai, o atendimento pode compensar.


Cerveja Duff (aquela dos Simpsons) pode ser encontrada no Mercadão. Esta versão é feita em Santa Catarina.
Alguns boxes vendem doces em calda, doce de leite e o inigualável bolo de rolo pernambucano. Não resisti e comprei 3 de uma vez. Os preços são bem salgados, mas é mais barato do que comprar uma passagem até Recife.


Mas o Mercado Municipal ficou famoso alguns anos atrás por duas iguarias: o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. Eles podem ser encontrados tanto em alguns boxes do piso térreo, quanto nos restaurantes do mezanino. Dessa última vez que estive lá fui ao Hocca Bar. Era um sábado e a fila era passava de 2h. No entanto, marquei com um amigo que tinha acabado de ter filho e ele foi com o rebento recém nascido, sua mulher e a sogra se encontrar comigo. Sendo assim, pegamos a fila preferencial e com isso a espera foi de "só" 30 minutos. No entanto, cada minuto de espera vale a pena pois tudo é muito bem feito e muito bem servido. Pedimos só os clássicos: pastel de bacalhau, sanduíche de mortadela com queijo minas e "bolinho" de bacalhau. Tudo estava delicioso!

Mezanino Gourmet lota aos sábados. É melhor chegar cedo para não enfrentar filas de mais de 2h.

No Sanduíche de Mortadela não tem miséria. Vem muiiiitaaaaa mortadela mesmo!

O Pastel de Bacalhau também não tem miséria. Se você come um fica mais do que satisfeito!

O Bolinho de Bacalhau é gigante e vem muito mais bacalhau do que batata.
Vale lembrar que o mercado é muito bem sinalizado e os boxes são divididos em alas por tipo de produtos para facilitar a vida do consumidor. Se oriente pelas placas que não tem erro.




Sempre me perguntam quais são os melhores lugares no Mercado Municipal para se comprar ou para se comer. Minha resposta é sempre a mesma! Os fornecedores são os mesmos, os produtos são muito semelhantes e os preços são cartelizados. Portanto, vá onde te atendem melhor! Invariavelmente você vai pagar caro, mas a qualidade na maioria das vezes compensa.

Ir ao Mercadão é sempre uma ótima experiência. Espero ter aguçado sua curiosidade em conhecê-lo ou de voltar lá para comprar algo ou simplesmente passear pelos seus corredores e apreciar sua bela arquitetura.

www.mercadomunicipal.com.br

Administração:
(55-11) 3313-3365 ramal 238
Eventos e Visitas Monitoradas:
(55-11) 3313-2444 ramal 231
Assessoria de comunicação/Imprensa:
(55-11) 3313-3365
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras:
(55-11) 3106-4531

Rua da Cantareira, 306 - Sé  São Paulo, SP, 01024-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...