Quando fui ao restaurante Paris 6 comi um risotto de bacalhau com ervas de provance e amêndoas que adorei. Esta é a minha versão para este prato e que também representa minha primeira criação com este afamado peixe. Sério! Eu nunca tinha cozinhado nada com bacalhau, e quer saber de uma coisa? Ficou muito bom!!! Modesto eu, né?! rsrsrsrs.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 800g de Postas de Bacalhau;
- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 2 colheres de sopa de cebolinha fresca;
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco;
- 1 colher de sopa de alecrim fresco;
- 1 colher de sopa de tomilho fresco;
- 1 colher de sopa de manjerona fresca;
- 1 folha de louro fresco;
- noz moscada a gosto;
- 1/2 cebola média picada;
- sal a gosto;
- 4 colheres de sopa de alho picado;
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- 60g de queijo grana padano ralado;
- 60g de amêndoas sem casca;
- 2 taças de vinho branco seco;
- Azeite de oliva a gosto;
Modo de Preparo:
O prato começa um dia antes com você tirando o sal do bacalhau. Coloque as postas em um recipiente com água fria, deixe na geladeira e procure trocar a água a cada 4 ou 5 horas. Depois de 24h o peixe vai estar no ponto para começar o preparo.
Tempere as postas somente com alho, espalhando o tempero por toda sua superfície, em uma frigideira despeje azeite de oliva generosamente e deixe esquentar a panela. Em seguida coloque as postas para dourar, se preocupando em fritar todos os seus lados, inclusive o da pele (se sua posta tiver). Quando as postas tiverem uma aparência mais amarelada e o alho já tiver dourado, desligue o fogo, retire as postas e com um garfo comece a desfiar completamente o bacalhau, se preocupando em retirar as espinhas e a pele. Depois reserve.
Para o risotto, despeje a cebola picada e 1 colher de alho em uma panela com as colheres de manteiga e refogue tudo. Quando a cebola e o alho já estiverem dourados, adicione o arroz arbóreo e deixe-o fritando por mais 1 minuto na panela. Em seguida coloque as 2 taças de vinho branco e a folha de louro e continue mexendo. Depois de 2 minutos aproximadamente, adicione as demais ervas bem picadas (cebolinha, manjericão, tomilho, alecrim e manjerona) e continue mexendo, sempre adicionando um pouco de água morna para não deixar queimar o arroz.
Continue mexendo tudo por uns 5 minutos em fogo médio, retire a folha de louro e acrescente o bacalhau.
Nunca descuide da água, acrescente uma pitada de noz moscada, o queijo grana padano e continue mexendo. Verifique se o sal do bacalhau e do queijo salgaram suficientemente o risotto, se não, adicione o sal a seu gosto. Esquente por 5 minutos as amêndoas no forno médio somente para elas ficarem crocantes e também adicione ao risotto quando ele já estiver praticamente pronto. Desligue o fogo e sirva à francesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário