Seguidores

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Total Wine & More: loja de bebidas especializada em vinhos nos EUA

Imagine você tendo 8 anos, passando suas férias na Flórida e conhecendo a DisneyWorld. Seus olhos brilhando por aquele mundo encantado, tudo te maravilhando e você correndo de um lado para o outro para explorar esse lugar fascinante e desconhecido. Então... é exatamente assim que me senti ao entrar pela primeira vez na Total Wine de Pembroke Pines - FL. Esta loja pertence a maior rede de varejo de bebidas dos EUA, com 71 unidades em 10 estados americanos. São mais de 8 mil rótulos de vinho, 3 mil spirits (vodcas, licores, whiskies, etc...) e 2,5 mil tipos cerveja. No entanto, meu interesse neste tipo de loja não foi só em comprar vinhos ou prová-los em uma de suas degustações. Na Total Wine os funcionários entendem realmente de vinhos, te dão boas dicas, tiram suas dúvidas e a rede aplica técnicas interessantes de gerenciamento de categorias, cross merchandising e vitrinismo.

 




fachada da loja de Pembroke Pines - FL

A história dessa rede começou no Delaware, um estado americano sem muita expressão, espremido entre Massachusetts e New York que são bem mais conhecidos e importantes politica e economicamente. Em 1991 os irmãos David e Robert Trone abriram 2 lojas de vinhos e hoje são a única rede desse segmento que atua em múltiplos estados americanos. O compromisso deles é sempre oferecer os melhores rótulos das principais regiões produtoras, focados em vinhos finos e todos os produtos relacionados a este mundo para atender consumidores com diversos níveis de paixão, bolso ou gosto.


Estados Americanos com lojas da Total Wine & More

 As lojas são de grande porte (aprox. 1.500 m2) e os vinhos estão divididos por Uva (Malbec, Merlot, Shiraz, Carbenet Suavignon, etc.), Regiões Produtoras (Champagne, Sul da França, Bordeaux, Napa Valley, etc.), tamanho de garrafa, ou estilo (frescos, luxuriantes, intensos, etc.).




A lógica de exposição foi muito bem pensada, com certeza seguindo a árvore de decisão do consumidor de bebidas e correlacionando muito bem os produtos que são expostos para gerar compras por impulso. Embalagens de presente e snacks são os produtos mais correlacionados com vinhos nas prateleiras.


Exemplo de embalagens de presente sendo expostas na prateleira de vinhos


Cada loja tem um enólogo responsável e ele constantemente dá sua opinião pessoal sobre os vinhos por meio de cartazetes espalhados pelas prateleiras. O da loja de Pembroke Pines é o Mr. Kenny, um tiozinho bem simpático que fica andando pela loja, contando histórias e atendendo os clientes. A intenção é quase como torná-lo referência no lugar, transformando-o numa espécie de guru para leigos e um amigo para trocar informações para os mais entendidos.



As degustações são um outro ponto forte da loja pois permitem explicar um pouco mais sobre um tipo de uva ou região produtora, captando novos consumidores para determinadas marcas. Com certeza não custam nada para a rede pois quem banca tudo é o distribuidor que vê nesse tipo de promoção uma ótima oportunidade de gerar experimentação de seus produtos.

 

Em todas as prateleiras existe um cartazete que dá mais informações sobre um determinado tipo de vinho, uva ou região produtora. Nesse mundo de rótulos e variedades, essa ajuda é bem válida pois deixa o consumidor mais confortável e seguro com a compra.


Além dos vinhos, a TW também vende outros tipos de bebida, complementando seu line-up e ampliando a qualidade de consumidores que frequentam suas. Cervejas americanas e importadas, licores, gins, vodkas e muito mais pode ser encontrado lá com preços competitivos, boa exposição e diversos materiais de merchandising.

Ilha com um Display da Vodka Absolut

Todo tomador de vinho sabe que um bom vinho pede um bom acompanhamento e pensando nisso, a TW tem uma área destinada aos salgadinhos, conservas, queijos, patês, geléias, chocolates e tudo mais que tornam a degustação ainda mais prazerosa.



Outra área que diferencia este varejo são os acessórios e equipamentos. Como você já está envolvido pelo ambiente, é muito mais fácil comprar por impulso este tipo de produto. São milhares de itens como abridores, adegas, produtos de limpeza, copos, marcadores de taça, guardanapos, embalagens, etc...

Prateleira de Adegas
  
Guardanapos com motivos ligados ao universo dos vinhos

 
Limpadores de Taças

 
Saca Rolhas Elétrico (será que precisa pagar quase US$100 para abrir um vinho?)
  

Saca Rolhas tradicionais
 
 A última moda nos EUA. Um decanter portátil que promete potencializar os aromas e te dar uma experiência melhor com o vinho tomado.

 Esse decanter portátil se chama Rabbit Aeranting Pourer e custa US$ 24,99 (eu não comprei)
Outra idéia legal é comprar um marcador de vinho para não confundir os copos dos convidados na festa.

Para completar o mix de indulgências oferecido, existe também uma área de charutos e cigarros diferenciados.


 Um jornal com periodicidade trimestral é veiculado pela rede, sendo distribuído nas lojas e chegando na casa dos assinantes que se cadastram no site. Esta é outra forma de se relacionar com seus clientes e informá-los sobre as promoções e eventos promovidos pela TW.


A loja é um show para os apreciadores de bebida e para os estudiosos de Trade Marketing e Gerenciamento de Categorias. Vale muito conhecer, comprar ou apenas vivenciar esse maravilhoso ambiente criado para celebrar a arte dos vinhos.


www.totalwine.com

Total Wine & More - Pembroke Pines
15980 Pines Blvd
Phone: 954-437-5557

Store Hours:
Mon-Thu: 9am-10pm, Fri-Sat: 9am-11pm, Sun: 9am-10pm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...