Seguidores

domingo, 5 de junho de 2011

The Fresh Market - mercado gourmet com proposta saudável e indulgente nos EUA

Os principais paradigmas de saúde mundial hoje em dia são como resolver o problema da obesidade e do stress de sua população. Esses dois fatores matam milhões de pessoas todos os anos e geram gastos públicos trilionários, pois encadeiam outros males como hipertensão, diabetes, tabagismo, alcoolismo, câncer, etc. Para combater este cenário alarmante de saúde pública, nos países com mercados mais maduros a população está cada vez mais preocupada com alimentação saudável e obtida de forma sustentável. Aliado a isso, existe uma tendência crescente de voltar a se alimentar em casa, redescobrindo o prazer de cozinhar e utilizando isso como forma de agregar pessoas e aumentar os laços familiares.

O mercado de alimentação saudável, especialmente nos EUA e Europa, vem crescendo fortemente e está mudando aos poucos o cenário de grandes redes de fast food, como é o caso do Macdonalds que aumentou consideravelmente em seu cardápio as opções de saladas e sanduiches com menos calorias. Sinal dos tempos é o crescimento da rede Subway que levanta a bandeira de refeições rápidas mais saudáveis para o cotidiano das pessoas. No mercado americano destaco também o fortalecimento de fast foods como Panera Bread e restaurantes como Seasons 52. Redes de supermecado que defendem a causa da comida saudável também apresentam grande crescimento e lucratividade nos EUA, como é o caso do já consagrado Whole Foods e do The Fresh Market, este último é tema do post de hoje.


A proposta desta rede de supermercados é se parecer com um mercado no estilo antigo europeu, com grande apelo por serviços aos clientes, uma atmosfera quente e aconchegante, produtos diferenciados, frescos e orgânicos, uma apresentação impecável de todas as frutas, legumes e alimentos prontos.  Vamos falar então de cada um dos diferenciais da rede...


Atmosfera/Ambientação: as lojas possuem uma iluminação quente e dirigida para valorizar a aparência dos produtos, que são muito bem selecionados e bonitos. A iluminação também deixa a loja muito aconchegante e dá um clima de nostalgia, fazendo-nos sentir verdadeiramente em um mercado antigo.



Cross Merchandising: A correlação de produtos é muito bem usada, onde vinhos são expostos ao lado de comidas que se harmonizam, frutas com doces, temperos com alimentos frescos, etc. Isso torna a "navegação" do shopper pela loja mais prazerosa e permite aumentar o ticket médio de cada compra.


Área de Frutos do Mar: A rede se orgulha de ter uma área muito boa de frutos do mar. São diversos tipos de cortes de peixe, crustáceos e moluscos, inclusive salmão defumado, king crab, lagostas já temperadas, etc. Tudo muito atraente e fresco.



Alimentos Prontos: Esse realmente é um diferencial do TFM. Se você precisa de patês, conservas, canapés diferentes e diversos outros alimentos para tornar sua festa ou recepção mais inusitadas, lá você pode encontrar produtos para esse fim. Todos os alimentos são preparados de forma mais saudável, com ingredientes naturais, baixo teor de sódio ou com menos colesterol. A preocupação com a saudabilidade e sustentabilidade vai além, pois os fornecedores também precisam seguir regras de produção, manejo e preocupação com o meio ambiente. É claro que todo esse cuidado custa mais caro e o consumidor tem que estar preparado para pagar de 10 a 20% a mais por isso.


Queijos & Vinhos: Ali você encontra simplesmente tudo que procura em termos de queijos. Todas as grandes regiões produtoras estão ali representadas, com queijos raros e muito caros. Para acompanhá-los, as lojas da rede têm uma boa seleção de rótulos de vinhos, com destaque para os orgânicos.





Frutas e Verduras: no TFM se tem uma aula de como se expor bem esses produtos. Iluminação dirigida, produtos super selecionados, vários deles importados e difíceis de serem encontrados em outros supermercados.





Serviço: Funcionários treinados, atenciosos e entendedores do que estão vendendo. Um funcionário da área de queijos pode dar uma ótima explicação sobre a origem de um determinado queijo e que receitas podem ser feitas com eles. Na área de vinhos, os funcionários também conhecem do que fazem e indicam rótulos com segurança.


Se você está morando ou visitando os EUA, gosta de cozinhar ou simplesmente saborear coisas saudáveis e diferentes, vale conhecer uma das lojas desta rede que está em 21 estados da costa leste americana e possui 117 unidades.

www.thefreshmarket.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...