Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pappardelle com Ragu de Cordeiro

Friozinho de outono chegando em Curitiba e sempre me dá vontade de comer massa com molho vermelho regados a um bom vinho tinto. Um dia desses deu vontade de tirar o pó das panelas e me dispus a fazer um pappardelle com ragú de cordeiro. Existem várias maneiras de se fazer um ragú, que é um molho de origem italiana de carne cozida com vinho. Os ingredientes podem ser vários, mas a receita que eu vou dar aqui é uma que aprendi com um amigo chef especializado em culinária italiana, que suaviza o sabor forte da carne de cordeiro e que tem um aroma inebriante que perfuma a casa devido à canela.






Vamos aos ingredientes para 4 pessoas:

  • quanto baste de azeite de oliva;
  • 1 unidade de cenoura picada;
  • quanto baste de pimenta-do-reino moída;
  • bouquet garni (2 ramos de alecrim, 1 ramo de manjericão, 1 ramo de tomilho, 3 folhas de louro, 2 paus de canela tudo amarrado com barbante );
  • quanto baste de sal;
  •  1 lata de tomate despelado (pomodori pelati)
  • 500 g de lombo de cordeiro;
  • 150g de bacon; 
  • 1 unidade de cebola picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 copos de vinho tinto;
  • quanto baste de queijo de cabra cablanca;
  • 500g de pappardelle.
 Preparo:

Para preparar o ragú eu prefiro usar a panela de pressão por ser mais rápido, mas pode usar uma panela tipo caçarola normal, apenas o tempo de cozimento é que dobra.

Faça um refogado com o azeite, a cebola e alho picados. Corte o lombo de cordeiro em cubos de 2cm de lado e quando a cebola e o alho estiverem dourados, adicione os cubos de cordeiro ao refogado e deixe-os fritando, adicionando sal e pimenta a gosto na mistura. Quando os cubos também estiverem dourados, adicione o vinho e deixe-o ferver, mexendo tudo por uns 3 min. Na sequência acrescente a lata de tomate despelado, a cenoura picada, o bouquet garni e uns 50ml de água. Prove o molho e veja se precisa de mais sal e pimenta, complementando-os se necessário. Tampe a panela e deixe cozinhando por 20min (40min se for uma caçarola normal). Passando esse tempo, desligue a panela, retire o bouquet garni e reserve.



Para preparar o macarrão não tem mistério: coloque para ferver 1l de água, depois que estiver em estado de ebulição, acrescente o pappardelle, sal a gosto e deixe fervendo entre 3 e 5 minutos. Quando a massa estiver ao dente, desligue o fogo e deixa-a no escorredor.


Daí é só preparar o prato que neste caso levou um toque especial de queijo de cabra ralado por cima. Bom apetite!!!





sexta-feira, 10 de maio de 2013

De repente 36...

... Quem diria que o caçula do Dr. Ricardo e da Dona Canaan iria chegar a essa idade e desse jeito. Quando eu era criança via as pessoas que tinham passado dos 35 e achava elas velhas. Estou chegando perto dos "enta" e, como os bons vinhos, tenho amadurecido para me tornar melhor. 




Ao contrário das previsões mais pessimistas, o adolescente rebelde, metaleiro e ateu não virou um caso de polícia. Tenho me esforçado para transformar rebeldia em questionamento, ainda sou metaleiro (mas que também gosto de jazz, mpb e R&B) e acho que sempre serei, evoluí ainda mais no meu ateísmo por meio de muito estudo e essas escolhas me levaram a conhecer amigos fiéis, lugares incríveis e viver experiências indescritíveis. 

Errei muito, mas aprendi com esses erros e transformei-os em ferramentas para meu crescimento. A maturidade que está chegando me tira o medo de ser cada vez mais eu, de saber o que me faz feliz, de expressar claramente o que me desagrada. Eita coisa boa!!! Espero ter saúde, sanidade mental, capacidade auditiva, criatividade e dinheiro para continuar fazendo o que gosto: confraternizar com os amigos, tocar, ir para muitos shows de rock, beber bons vinhos, viajar e me sentir útil para a socidade.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Restaurante Pirão em Vitória, uma das melhores moquecas capixabas da cidade.

Vitória é uma das capitais mais acolhedoras e bonitas do Brasil. Felizmente grande parte dos turistas ainda não descobriram as belezas do Espírito Santo e por isso sua capital e as demais cidades com potencial turístico desse Estado ainda são relativamente pouco frequentadas, fazendo com que preços dos negócios que exploram o turismo, apesar de terem subido bastante, não terem ainda ficado impraticáveis como em outras capitais de praia do país.


Felizmente tenho o privilégio de visitar com certa frequência a cidade e quase sempre o destino do almoço é o restaurante Pirão, especialista em moquecas e frutos do mar.




O Pirão foi fundado em 1982 pelo Sr. Hercílio Alves da Silva Filho ou simplesmente "Pirão", pessoa muito simpática que até hoje cumprimenta os clientes, dá seus pitacos na cozinha e se tornou um dos principais personagens da cozinha regional capixaba. Além de tudo, é bom marqueteiro, adora colocar sua caricatura em folders, guardanapos e suveniers de seu estabelecimento, além de fazer questão de expor fotos suas com as celebridades que lá frequentam. E são muitas, eu mesmo encontrei em uma das vezes que almocei por lá o guitarrista do Sepultura Andreas Kisses.










As moquecas são ótimas, especialmente a de badejo com camarões e a de banana. Os pratos são bem servidos para 3 pessoas e se prepare pois é realmente muita comida!



O serviço é bom, os garçons são antigos, são bem humorados e brincam com os clientes. O clima fica leve, a comida é boa, o ambiente iluminado e isso tudo faz do Pirão um lugar imperdível para se conhecer.

Como pontos negativos destaco o preço que é bem acima da média da cidade (mas como o restaurante vive cheio, não há muito o que fazer) e o ar condicionado que em algumas mesas sopra o vento diretamente nas costas ou na garganta (escolha bem onde vai sentar).



Indo em Vitória, é obrigatório experimentar!

www.piraovitoria.com.br

Rua Joaquim Lirio, 753, Praia do Canto - Vitória/ES
(27) 3227-1165
(27) 3225-3143 - Fax
 
piraovitoria@hotmail.com






 

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...