Seguidores

sábado, 6 de outubro de 2012

Terraço Itália. Um clássico da capital paulistana

Pessoal, esse é um dos lugares que mais gosto de ir em Sampa, pena que vou pouco pois é muito caro. Cada momento vale muito a pena. Lembro quando fui lá pela primeira vez uns 10 anos atrás com meus primos e minha primeira mulher: fiquei encantado com todos os detalhes da decoração, do cardápio, da vista maravilhosa, mas principalmente do serviço impecável. Desde essa primeira oportunidade, tenho tido o privilégio de poder ir algumas vezes ao Terraço Itália, mas para não perder a magia, procuro me lembrar de cada detalhe da primeira vez e me delicio com as memórias misturadas com o momento presente.


A combinação é perfeita: um edifício histórico de 165 metros de altura inaugurado na década de 1960 no centro de São Paulo, um restaurante italiano de alta gastronomia no terraço e  uma das vistas mais deslumbrantes da cidade. O Terraço Itália foi inaugurado em 1967 e desde lá sempre foi uma referência turística e gastronômica da cidade. São dois salões destinados ao restaurante com vista para a zona sul, além do bar e do espaço para eventos voltados para a zona norte. Já fui em todos eles e qualquer um vale muito a pena!


Desta última vez que estive lá, fui ao restaurante. Era uma segunda-feira, mas reservei pois ele fica lotado de segunda a segunda. Fiquei em uma mesa com ótima vista, o garçom me deu a carta de vinhos e ai começou a brincadeira (de gente grande). Como estava em um restaurante italiano, fui obviamente de vinho da Toscana. O eleito foi um bom Castello di Farnetella Chianti Colli Senesi 2009 (R$ 175,00), de médio corpo, fresco e com aroma de cereja.


O couvert logo foi servido, com os garçons passando de mesa em mesa com uma cesta de pães artesanais e um tábua com sardella, manteiga e caponata de berinjela. Simples, mas eficiente! Não exagerei muito pois não poderia cometer o pecado de me empaturrar de antepasto antes do prato principal que prometia bastante.



Enquanto me deliciava com o vinho e alguns pãezinhos do antepasto, me chamou atenção no cardápio o menu degustação de frutos do mar chamado de Terazzo ao Mare, composto de entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa (R$ 186,00 por pessoa).

O menu começa com medalhões de lagosta com trufas brancas em azeite, um prato de apresentação maravilhosa, mas com sabor que eu considerei aquém dos ingredientes refinados e do visual.


Depois serviram risoto de bacalhau. Na minha opinião esse foi o melhor prato da noite pois estava com um sabor delicado e uma textura ótima. 


O último prato tinha uma apresentação primorosa, mas o sabor não me encantou. Camarões Grelhados com Terrine de Aipo. Achei o sabor pouco complexo, incompatível com a sofisticação do prato.


Para terminar a noite, chegou à mesa o Delizie di Cioccolato, uma torta fiorentina de chocolate e semifredo de chocolate, acompanhados de calda de morango. Uma delícia com visual de encher a boca de água, mesmo depois de tantos pratos.



Para terminar a noite, fiz um passeio obrigatório pelo terraço e tirei algumas fotos da vista maravilhosa do restaurante.



Noite ótima, pena que o chef não estava tão inspirado já que a comida não me gerou os orgasmos gastronômicos esperados. Mas o saldo foi bastante positivo. Voltei pro hotel feliz e dormi muito bem.


Indo em Sampa, esse é um passeio para se fazer pelo menos uma vez na vida.

www.terracoitalia.com.br/
Av. Ipiranga, 344 - 41° andar
Centro - São Paulo
11-2189-2929

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...