Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Banca Une & Toyoda Alimentos no Mercado Municipal de Curitiba

Não costumo muito ir ao Mercado Municipal de Curitiba pois acho que na maioria das vezes não vale a pena a relação qualidade/preço. Os preços são especialmente caros quando falamos de frutas, verduras e peixes. No entanto, quando o assunto são vinhos ou temperos e castanhas a conta fica mais favorável.

Como estou de férias e querendo fazer uma reeducação alimentar, fui ao Mercado para comprar umas castanhas. Quando o objetivo é esse vou direto à banca do seu Mário, um japonês muito simpático e metódico que vende diversos tipos de castanhas, amendoins, amêndoas, granolas, frutas secas, além de temperos. Os preços deles não são tão abusivos, mas a qualidade e o atendimento me conquistaram.


Desta vez comprei castanha do pará, castanha de caju, amêndoas laminadas, amendoins e nozes. Tudo com aparência ótima. O Sr. Mário dá uma prova de cada um dos produtos antes de pesar. Ele coloca a caixa de acrílico onde ficam os produtos na balança digital, coloca na posição "tara" e vai tirando com uma pazinha as castanhas e colocando no saquinho de plástico até chegar ao peso solicitado pelo cliente. Bem interessante e diferente, né?!


O melhor é que ele aceita cartão de débito e crédito. Bem antenado o Sr. Mário!


A experiência na banca Une & Toyoda é sempre muito boa. A simpatia, educação e simplicidade do Sr. Mário contagiam. Vale muito a pena conhecer.

Mercado Municipal
Box 101-102
Curitiba - PR
(41) 3019-5293
unetoyoda@hotmail.com

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bar Jacobina em Curitiba

Se tem um programa que eu gosto de fazer quando estou aos sábados em Curitiba é ir almoçar no Jacobina. Ele é um bar e restaurante estilo "pé sujo" que fica na esquina das Ruas Almirante Tamandaré com Conselheiro Carrão no bairro do Juvevê. Aos sábados eles servem feijoada e outros diversos pratos que tem cara de comida caseira.



O local foi aberto em 2005 e tem a decoração toda de objetos antigos, principalmente dos anos 70 e 80, fazendo os frequentadores acima dos 30 anos recordarem os tempos de criança. São máquinas de escrever, video games antigos, tostadeiras de sanduíches, máquinas fotográficas, secadores de cabelo, liquidificadores, televisões de tubo de imagem e muito mais. Tudo isso deixa o ambiente acolhedor e bem familiar.





A comida é muito boa e os pratos vem muito bem servidos. O carro-chefe do sábado é a feijoada que pode ser "completa" ou "light". Eu sempre vou de franguinho acebolado grelhado, prato que vem com salada, arroz, farofa e feijão. Muito bom e o preço de R$ 14,50 não assusta! Outra coisa que eu não dispenso é a caipirinha de lima da pérsia com cachaça mineira Germana. A combinação é fantástica e eu nunca fico só na primeira.

Cardápio de Sábado em formato de rádio antigo. Preços convidativos!

Frango Grelhado. Opção mais "light" à feijoada.
O atendimento em geral é bem eficiente e os garçons são bem simpáticos. Não desapontam neste quesito!

A experiência no Jacobina é sempre muito boa, mas chegue cedo pois eles lotam e aí você tem que ficar na fila esperando por uns 30 minutos.

www.jacobinabar.com.br
Endereço
Rua Almirante Tamandaré, 1365 Curitiba - PR, 80040-110
Telefone
41 3016-6111

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bar Quermesse em Curitiba

Tava muito afim de conhecer o Quermesse. Passava pela frente do bar, mas deixava sempre para conhecer em outro dia. Quinta passada, eu muito afim de tomar um "goró", tava no trabalho ainda e era quase 20:00h. O André e a Nicole ainda estavam lá também no batente. Joguei a proposta no ar de fazermos um happy hour e prontamente eles aceitaram. Na hora de escolher o local, a Nic deu a sugestão mágica: "vamos ao Quermesse?". Adorei a sugestão e nos dirigimos ao bar que era no outro lado da cidade.


O Quermesse é um bar temático, todo decorado para parecer uma festa da igreja católica, muito comum antigamente e que ainda hoje existe nas cidades do interior para homenagear santos padroeiros ou simplesmente "ajudar" a "pobrezinha" igreja católica a pagar as despesas.
 
O local é bem legal, com portas e janelas grandes, além de uma varanda que é ótima para ficar nos dias quentes tomando uma cervejinha.
 
A decoração tem objetos que lembram o interior do Brasil, como balanças, imagens de santos, panelas de cobre, eletrodomésticos antigos, etc. Na minha opinião, apesar de deixar o ambiente com cara de despojado, este tipo de decoração já está ficando muito comum em bares e restaurantes em Curitiba (vide: Bela Banoffi, Picanha Brava, Jacobina, etc...).
 



 
 
O cardápio foi elaborado por Karla Manfredini, chefe de Cozinha há 18 anos e conhecida por cardápios regionais em seus eventos destinados principalmente a estrangeiros. Os petiscos são ótimos e vão desde os caldinhos, passando por frango a passarinho, picanha, mignon, porquinho, etc. Segundo a Nicole, tudo é muito bom, as porções são bem servidas e os preços não são caros.
 
Eu provei um porco desfiado com farofa e mandioca cozida. Muito bom!!!
 
 
Antes pedi um caldinho de piranha. Muito bom também!
 
 
Acompanhando tudo, tomei 3 caipirinhas de limão que também estavam muito bem feitas!
 
 
Depois da terceira caipira, só tomando um caldinho de feijão para rebater! O melhor é que esse foi cortesia da casa pela demora no atendimento.
 
 
O ponto baixo da noite foi o atendimento! Tudo demorou muito e até por isso eles fizeram a gentileza de oferecer um caldinho de feijão para todos da mesa.
 
Apesar disso, a experiência foi muito positiva. Saímos de lá os 3 bem felizes e devidamente relaxados para enfrentar a sexta-feira de trabalho.
 
 

Rua Carlos Pioli, 513

Curitiba/PR
Tel.: 41 3026-6676contato@quermesse.com
 

domingo, 12 de agosto de 2012

Risotto de Bacalhau com Ervas e Amêndoas

Quando fui ao restaurante Paris 6 comi um risotto de bacalhau com ervas de provance e amêndoas que adorei. Esta é a minha versão para este prato e que também representa minha primeira criação com este afamado peixe. Sério! Eu nunca tinha cozinhado nada com bacalhau, e quer saber de uma coisa? Ficou muito bom!!! Modesto eu, né?! rsrsrsrs.


Ingredientes para 4 pessoas:

- 800g de Postas de Bacalhau;
- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 2 colheres de sopa de cebolinha fresca;
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco;
- 1 colher de sopa de alecrim fresco;
- 1 colher de sopa de tomilho fresco;
- 1 colher de sopa de manjerona fresca;
- 1 folha de louro fresco;
- noz moscada a gosto;
- 1/2 cebola média picada;
- sal a gosto;
- 4 colheres de sopa de alho picado;
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- 60g de queijo grana padano ralado;
- 60g de amêndoas sem casca;
- 2 taças de vinho branco seco;
- Azeite de oliva a gosto;

Modo de Preparo:

O prato começa um dia antes com você tirando o sal do bacalhau. Coloque as postas em um recipiente com água fria, deixe na geladeira e procure trocar a água a cada 4 ou 5 horas. Depois de 24h o peixe vai estar no ponto para começar o preparo.


Tempere as postas somente com alho, espalhando o tempero por toda sua superfície, em uma frigideira despeje azeite de oliva generosamente e deixe esquentar a panela. Em seguida coloque as postas para dourar, se preocupando em fritar todos os seus lados, inclusive o da pele (se sua posta tiver). Quando as postas tiverem uma aparência mais amarelada e o alho já tiver dourado, desligue o fogo, retire as postas e com um garfo comece a desfiar completamente o bacalhau, se preocupando em retirar as espinhas e a pele. Depois reserve.



Para o risotto, despeje a cebola picada e 1 colher de alho em uma panela com as colheres de manteiga e refogue tudo. Quando a cebola e o alho já estiverem dourados, adicione o arroz arbóreo e deixe-o fritando por mais 1 minuto na panela. Em seguida coloque as 2 taças de vinho branco e a folha de louro e continue mexendo. Depois de 2 minutos aproximadamente, adicione as demais ervas bem picadas (cebolinha, manjericão, tomilho, alecrim e manjerona) e continue mexendo, sempre adicionando um pouco de água morna para não deixar queimar o arroz.


Continue mexendo tudo por uns 5 minutos em fogo médio, retire a folha de louro e acrescente o bacalhau.


Nunca descuide da água, acrescente uma pitada de noz moscada, o queijo grana padano e continue mexendo. Verifique se o sal do bacalhau e do queijo salgaram suficientemente o risotto, se não, adicione o sal a seu gosto. Esquente por 5 minutos as amêndoas no forno médio somente para elas ficarem crocantes e também adicione ao risotto quando ele já estiver praticamente pronto.  Desligue o fogo e sirva à francesa.

domingo, 5 de agosto de 2012

Restaurante Paris 6 em São Paulo

Domingo em Sampa trabalhando ninguém merece! Depois do trabalho, marquei para almoçar com meu primo João, sua mulher Tati e o João Pedro, filho do casal. Eles sugeriram o restaurante Paris 6, local badalado do requintado bairro do Jardins, na rua Haddock Lobo, quase esquina com a Al. Tietê e que funciona 24h. A experiência foi bem legal, pois só tinha coisa boa: boa companhia, boa comida, boa música, bom público e bom serviço.



Cheguei lá por volta das 14:20h, estava de carro alugado pela empresa e por isso não achei que valia deixá-lo no vallet e pagar R$ 20,00. Estacionei ele na rua e fui andando.

Pedi mesa para 4 e não esperei nem 5 minutos para ser chamado. Gostei e não gostei dessa agilidade, pois enquanto esperava, estava curtindo de perto o trio de jazz que tocava clássicos desse ritmo americano, alem de samba e bossa nova.


A mesa era num lugar ótimo e ainda dava para ver um pouco do trio tocando. Não demorou muito e o trio João, Tati e JP chegou. Nesse meio tempo apreciei um pouco mais do ambiente que parece bastante com um bistrot parisiense, aliás, obviamente é esta a proposta do local.



Os pratos levam todos nomes de artistas que, segundo o cardápio, frequentam o local e dão seus pitacos na confecção de cada uma das criações. Pedi um Risotto de Morue a "Fernando Meireles" (risoto de bacalhau puxado no alho, ervas de provance e amêndoas), que custa R$ 55,00 e não me arrependi. Na mesa ainda saiu dois Sphagetti Carbonara a "Renata e Fábio Luis" (R$ 36,00) e um Picadinho Carioca Paris 6 a "Monsieur Wolf" (R$ 43,00). Também pedimos o couvert, que vem com manteiga, patê, azeitonas e pãezinhos.

Couvert
Sphagetti Carbonara
Risotto de Moure

O meu risoto estava ótimo. Um dos melhores que já comi e recomendo fortemente! Para acompanhar, meu primo pediu um vinho Aquitania Reserva Carmernere (R$ 99,00) muito bom! Com notas de pimenta e chocolate, o vinho é muito macio e equilibrado.



O atendimento foi muito bom, desde a recepcionista até a conta ser paga! Parabéns aos donos do restaurante pois a experiência foi muito positiva.

www.paris6.com.br
Paris 6 Bistrô - Aberto 24h - Rua Haddock Lobo, 1240 - (11) 3085 1595

sábado, 4 de agosto de 2012

Botequim da Estação Jaguariúna

Passando por Jaguariúna, interior de São Paulo e palco de um dos maiores rodeios do Brasil, decidi parar para almoçar na simpática estação ferroviária da cidade que virou centro cultural e espaço para alguns restaurantes e bares.

Vi logo qual era o mais movimentado e me decidi pelo Botequim da Estação. Além do movimento, o cheiro de carne de churrasco no ar foi o fator decisivo para me sentar em uma das mesas ao ar livre de lá.








Olhando para as mesas ao lado, vi que o carro chefe do estabelecimento era uma picanha na pedra (R$ 67,00 para 2 pessoas). Apesar de não ser muito carnívoro, decidi não arriscar e pedi o prato para saber se era tão saboroso como era cheiroso. Não demorou 10 minutos e o prato já estava na mesa, fumaçando e com aquele cheiro maravilhoso inebriando meus sentidos olfativos.






O prato vinha bem servido com salada de rúcula, cebola e tomate, arroz branco, feijão, farofa, vinagrete e uma farta quantidade de picanha com alho frito por cima. O sabor era realmente muito e valeu cada centavo que paguei.

Além de tudo, o atendimento foi bastante eficiente, mas sem grande simpatia por parte dos garçons, mas nada que desabonasse a experiência.

Já no final do almoço, fui surpreendido pela chegada de Maria Fumaça que para exatamente em frente ao restaurante. Tirei algumas fotos e achei muito legal. Para quem estiver interessado, segue o serviço do trem:



Partindo de Jaguariúna (ida e volta):
Para Tanquinho, duração de 01h30min, valor por pessoa R$30,00: Sábado às 15h e Domingo 10h e 14h.
Para Anhumas, duração de 03h30min, valor por pessoa R$50,00: Domingo somente às 12h30min.
Obs: A compra de ingresso nas Estações sempre ocorre com a pessoa chegando de 40 a 50 minutos antes da partida do trem, pois montamos a composição do trem conforme o número de pessoas que estão na Estação. Reservas, acima de 20 pagantes antecipados e feita por telefone.
Crianças de 5 anos não pagam crianças até 12 anos e maiores de 60 anos pagam meia passagem.

Dúvidas pelo fone: 19-3207-3637.

Maiores informações no site: www.mariafumacacampinas.com.br


www.botequimdaestacao.com.br

Avenida Marginal, 600 – Estação da Maria Fumaça
Jaguariúna/SP | (19) 3867-1411 / (19) 3837-5128

Você poderá experimentar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...